22/09/2025

Nem todas as emoções ajudam as postagens a viralizar na internet

Redação do Diário da Saúde
Apenas algumas emoções ajudam as postagens a viralizar na internet
Outra pesquisa mostrou que as pessoas interagem mais em postagens com as quais discordam.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Emoções que viralizam

As emoções positivas, como o amor e a alegria, parecem ter muito em comum. Da mesma forma, ansiedade e raiva parecem ser irmãs emocionais próximas.

Mas, nas redes sociais, emoções aparentemente semelhantes podem levar a respostas muito diferentes: Algumas emoções causam mais impacto do que outras quando se trata de como as postagens se espalham nas redes sociais.

A pesquisa avaliou 387.486 postagens transmitidas por quase 7 milhões de usuários únicos no WeChat, uma das maiores plataformas de mídia social do mundo. A grande surpresa é que emoções semelhantes podem ter efeitos totalmente opostos na forma como o conteúdo se espalha.

"Algumas emoções, como ansiedade e amor, ajudam o conteúdo a viralizar, enquanto outras, como raiva ou tristeza, tendem a desacelerar o processo," disse o professor Yifan Yu, da Universidade do Texas (EUA).

A pesquisa também mapeou como diferentes grupos demográficos reagem a diferentes tipos de emoções: "Pessoas de diferentes idades, gêneros e círculos sociais se comportam de maneira diferente quando se deparam com conteúdo emocional," destacou Yu.

Principais descobertas

Os pesquisadores utilizaram um léxico de palavras relacionadas a oito emoções distintas para classificar o conteúdo de cada artigo. Em seguida, analisaram como os artigos contendo essas palavras se difundiam na rede, observando fatores como a amplitude e a rapidez com que as postagens se espalhavam.

As principais descobertas foram:

  • Ansiedade, amor e surpresa têm impactos positivos na disseminação de conteúdo, enquanto expressões de raiva, tristeza e alegria influenciam negativamente.
  • Pessoas mais velhas são mais propensas a compartilhar artigos que expressam raiva ou ansiedade, enquanto os mais jovens são mais atraídos por conteúdo que expressa desgosto.
  • Usuários com muitos amigos tendem a compartilhar artigos que demonstram amor, ansiedade, expectativa ou repulsa. Aqueles com menos amigos são mais propensos a compartilhar artigos que demonstram raiva ou surpresa.

"Não é apenas se uma emoção é positiva ou negativa que importa, é o tipo específico de emoção e o que ela sinaliza ao leitor," disse Yu. "Algumas emoções, como ansiedade ou amor, podem levar as pessoas a se conectar, apoiar ou alertar outras. Outras, como raiva ou alegria, podem soar muito agressivas ou egocêntricas, tornando as pessoas menos propensas a compartilhar."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Emotions in Online Content Diffusion
Autores: Yifan Yu, Shan Huang, Yuchen Liu, Yong Tan
Publicação: Information Systems Research
DOI: 10.1287/isre.2022.0611
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Relacionamentos

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.