03/09/2021

Equipes afetivamente heterogêneas apresentam maior criatividade

Redação do Diário da Saúde
Equipes afetivamente heterogêneas apresentam maior criatividade
Outro estudo recente mostrou que as ideias dos outros podem impedir "fixações" que atrapalham nossa criatividade.
[Imagem: Free-Photos/Pixabay]

Diversidade afetiva

Se você está montando uma equipe para um projeto, provavelmente vai começar escolhendo pessoas dispostas, alegres, otimistas e com pensamento flexível.

Mas a sua equipe também pode se beneficiar com pessoas que são exatamente o oposto disso.

Quando se propuseram a investigar os efeitos da diversidade afetiva da equipe sobre a criatividade dessa equipe, psicólogos descobriram como, por que e em que condições uma maior diversidade afetiva dos membros das equipes acaba promovendo a criatividade da equipe, em vez de atrapalhá-la.

O resultado que mais chamou a atenção foi o que os pesquisadores chamaram de "afeto negativo": Pessoas que apresentam pensamento crítico persistente acabaram ajudando a identificar problemas que precisam de soluções, bem como pesquisar e avaliar criticamente informações relevantes.

Por outro lado, os membros da equipe com "afeto positivo" se envolveram em pensamentos mais amplos e flexíveis, o que expandiu a gama de informações e ajudou a ver conexões incomuns e criativas.

"Em qualquer momento, alguns membros da equipe podem experimentar afetos positivos, como alegria e inspiração, enquanto outros podem experimentar afetos negativos, como frustração e preocupação. Em vez de tentar homogeneizar o afeto dos membros da equipe, as equipes devem abraçar a heterogeneidade afetiva," resumiu a professora Jing Zhou, da Universidade Rice (EUA).

Quando uma equipe experimentava um alto nível dessa "heterogeneidade afetiva" - o que Zhou descreve como "sintonia dupla" - essa equipe apresentou uma maior criatividade.

"Nosso estudo sugere que as equipes podem ser auxiliadas no uso de sua heterogeneidade de afeto por meio de intervenções que se concentram na construção do sistema de memória transativa da equipe, que pode ser acelerada quando os membros da equipe passam tempo juntos, compartilham objetivos, recebem informações sobre as especializações dos membros e treinam na tarefa juntos," orientou a pesquisadora.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Feeling differently, creating together: Affect heterogeneity and creativity in project teams
Autores: March L. To, Cynthia D. Fisher, Neal M. Ashkanasy, Jing Zhou
Publicação: Journal of Organizational Behavior
DOI: 10.1002/job.2535
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Concentração

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.