Paradoxo da desintoxicação digital
Educadores e legisladores precisam ter cautela ao tentar adotar medidas para limitar o uso das mídias sociais.
Experimentos conduzidos por uma plataforma e monitorado por cientistas revelaram que os esforços para incentivar os usuários a fazer pausas na rolagem da tela podem, na verdade, levar alguns deles a passar ainda mais tempo online.
Os professores Emma Galvan e Christopher Newman, da Universidade do Mississippi, nos EUA, avaliaram a atividade diária dos usuários do TikTok para determinar se os lembretes integrados e os limites de tempo diários afetavam o uso do aplicativo.
Os pesquisadores chamaram o efeito inesperado de "paradoxo da desintoxicação digital".
"Os resultados mostraram que os esforços de intervenção de desintoxicação digital do TikTok, ironicamente, levaram seus usuários menos céticos em relação à publicidade a abrir o TikTok com mais frequência e usá-lo por mais tempo. Esses usuários menos céticos consideraram o TikTok mais autêntico quando ele ofereceu intervenções de desintoxicação voluntariamente e, por sua vez, responderam positivamente ao TikTok, paradoxalmente usando mais o aplicativo," disse o professor Newman.
Efeito contrário
Esta descoberta oferece novos insights em um momento de grande foco no tempo de tela e na saúde mental, principalmente entre usuários mais jovens, que geralmente são mais suscetíveis ao vício em mídias sociais.
A pesquisa mostra que mesmo esforços bem-intencionados para reduzir o uso das mídias sociais podem sair pela culatra, fortalecendo o engajamento de alguns usuários. Por outro lado, pessoas com mais ceticismo em relação à publicidade não mostraram nenhuma mudança significativa no comportamento, ignorando os lembretes de intervalo do aplicativo e mantendo seu padrão de uso.
Ou seja, os alertas não apenas não deram resultados positivos; eles deram resultados negativos.
"Nós identificamos um segmento vulnerável de consumidores - consumidores menos céticos - que os formuladores de políticas e organizações não governamentais devem reconhecer ao elaborar iniciativas destinadas a regulamentar o uso das mídias sociais," disse Newman. "Por outro lado, os formuladores de políticas também precisam estar cientes de que níveis mais altos de ceticismo podem ser um obstáculo à eficácia dos esforços de desintoxicação digital."
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