03/06/2025

Esforços para reduzir tempo de mídias sociais aumentam o uso

Redação do Diário da Saúde
Esforços para reduzir tempo de mídias sociais aumentam o uso
Um esforço específico para limitar o uso do TikTok saiu pela culatra, aumentando seu uso por algumas pessoas.
[Imagem: John McCustion/University of Mississippi]

Paradoxo da desintoxicação digital

Educadores e legisladores precisam ter cautela ao tentar adotar medidas para limitar o uso das mídias sociais.

Experimentos conduzidos por uma plataforma e monitorado por cientistas revelaram que os esforços para incentivar os usuários a fazer pausas na rolagem da tela podem, na verdade, levar alguns deles a passar ainda mais tempo online.

Os professores Emma Galvan e Christopher Newman, da Universidade do Mississippi, nos EUA, avaliaram a atividade diária dos usuários do TikTok para determinar se os lembretes integrados e os limites de tempo diários afetavam o uso do aplicativo.

Os pesquisadores chamaram o efeito inesperado de "paradoxo da desintoxicação digital".

"Os resultados mostraram que os esforços de intervenção de desintoxicação digital do TikTok, ironicamente, levaram seus usuários menos céticos em relação à publicidade a abrir o TikTok com mais frequência e usá-lo por mais tempo. Esses usuários menos céticos consideraram o TikTok mais autêntico quando ele ofereceu intervenções de desintoxicação voluntariamente e, por sua vez, responderam positivamente ao TikTok, paradoxalmente usando mais o aplicativo," disse o professor Newman.

Efeito contrário

Esta descoberta oferece novos insights em um momento de grande foco no tempo de tela e na saúde mental, principalmente entre usuários mais jovens, que geralmente são mais suscetíveis ao vício em mídias sociais.

A pesquisa mostra que mesmo esforços bem-intencionados para reduzir o uso das mídias sociais podem sair pela culatra, fortalecendo o engajamento de alguns usuários. Por outro lado, pessoas com mais ceticismo em relação à publicidade não mostraram nenhuma mudança significativa no comportamento, ignorando os lembretes de intervalo do aplicativo e mantendo seu padrão de uso.

Ou seja, os alertas não apenas não deram resultados positivos; eles deram resultados negativos.

"Nós identificamos um segmento vulnerável de consumidores - consumidores menos céticos - que os formuladores de políticas e organizações não governamentais devem reconhecer ao elaborar iniciativas destinadas a regulamentar o uso das mídias sociais," disse Newman. "Por outro lado, os formuladores de políticas também precisam estar cientes de que níveis mais altos de ceticismo podem ser um obstáculo à eficácia dos esforços de desintoxicação digital."

Checagem com artigo científico:

Artigo: The Digital Detox Paradox: Potential Backfire Effects of Digital Detox Interventions on Consumer Digital Well-Being
Autores: Emma G. Galvan, Christopher L. Newman
Publicação: Journal of Public Policy & Marketing
DOI: 10.1177/07439156251322105
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vícios

Educação

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.