26/02/2024

Esperar pra que? Pessoas pagam mais ou trabalham mais para encerrar o assunto

Redação do Diário da Saúde
Esperar pra que? Pessoas pagam mais ou trabalham mais para encerrar o assunto

Tudo, menos esperar

Há poucos dias, cientistas mostraram que esperar é ruim, mas a parte final da espera é pior.

Agora a mesma equipe foi um pouco além e demonstrou que a espera afeta a tomada de decisão da pessoa que está esperando.

Annabelle Roberts e colegas da Universidade de Chicago pesquisaram o que causa a impaciência. E eles encontraram uma resposta: O desfecho do evento, ou seja, o fim da espera.

O anseio pelo fim da espera - ou, dito de outro modo, o livrar-se da preocupação - é tão grande que afeta a escolha intertemporal, ou seja, os valores relativos que as pessoas atribuem a uma recompensa hoje versus uma recompensa numa data futura.

Em sete experimentos realizados online e em laboratório, os participantes escolheram entre pagar mais por alguma coisa ou a antecipar uma tarefa, do que pagar menos ou esperar para trabalhar menos mais tarde para obter o mesmo pagamento, respectivamente. Os voluntários se mostraram consistentemente dispostos a pagar mais ou a antecipar o trabalho quando isso lhes permitisse encerrar o assunto mais cedo.

Por exemplo, eles pagariam US$ 1 a mais por sua dívida quando isso lhes permitia pagar mais cedo e tirar o pagamento da cabeça. Eles também preferiram realizar 15% a mais de trabalho pelo mesmo salário, quando poderiam terminar o trabalho mais cedo e riscá-lo de suas listas de coisas a fazer.

Para tirar um relatório da cabeça antes das próximas férias, eles preferiram trabalhar uma hora extra não remunerada para terminá-lo, em vez de serem pagos para terminá-lo depois das férias.

Esperar pra que? Pessoas pagam mais ou trabalham mais para encerrar o assunto
Por outro lado, há cientistas que defendem a função das preocupações.
[Imagem: UC Riverside]

Eliminação das preocupações

"A necessidade de fechar metas ajuda a explicar a preferência contraintuitiva de trabalhar mais cedo ou pagar mais cedo," disse Annabelle. "Descobrimos que a impaciência não tem a ver apenas com esse desejo míope pela recompensa. Tem também a ver com riscar metas da lista, sem ter a meta pairando sobre eles."

Os resultados contestam o senso comum de que todas as pessoas preferem procrastinar, deixando os assuntos para resolver mais tarde.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cant wait to pay: The desire for goal closure increases impatience for costs.
Autores: Annabelle R. Roberts, Alex Imas, Ayelet Fishbach
Publicação: Journal of Personality and Social Psychology
DOI: 10.1037/pspa0000367
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Concentração

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.