18/04/2023

Exames demais em crianças não são recomendados e não fazem bem

Com informações do Jornal da USP
Exames demais em crianças não são recomendados e não fazem bem
Exames são recomendados apenas para problemas específicos ou para grupos de risco.
[Imagem: Cecília Bastos/USP Imagens]

Exames demais em crianças

Sair com um pedido de "exames de rotina" durante os famosos check-ups é normal em qualquer ida ao médico.

Porém, essa prática é perigosa e não faz parte da rotina quando o assunto é a saúde da criança e do adolescente, alertam médicos e pesquisadores. Há, atualmente, um aumento no pedido de exames laboratoriais para crianças, bem mais do que o necessário. Diferentemente dos adultos, expor as crianças à radiação ou às triagens desnecessárias é algo a ser muito bem avaliado.

"Cada vez mais se nota crianças saudáveis ou crianças com problemas específicos. Eu vejo, por exemplo, crianças alérgicas que, além dos exames necessários para explorar essa questão e melhor tratá-la, um número enorme de outros exames é pedido," disse a professora Magda Sampaio, da Faculdade de Medicina da USP.

A Dra Magda explica que o check-up da criança já está bem definido: É necessário checar o crescimento físico, desenvolvimento neuropsicossocial, escolaridade e alimentação. Primeiro se conversa com os pais, depois se examina, diz a médica.

Porém, o que vem acontecendo é que crianças normais e saudáveis são submetidas a mais exames do que realmente é necessário, o que não traz nenhum benefício. "Médico bom não é médico que pede uma lista interminável de exames. O bom médico é aquele que conversa, que procura entender de fato o que está acontecendo, que continua a pensar em hipóteses a partir do que observa no exame físico e, se necessário, vai pedir alguns exames, chamados de complementares," lembra ela.

"Não é a rotina do pediatra precisar fazer exames. As triagens são muito poucas - quando nasce, um ano, 10 anos - e outras triagens só se a criança tiver alguma questão pessoal, algum problema de saúde específico. Rotina é pouco exame mesmo," acrescenta sua colega Filumena Gomes, pediatra especialista em desenvolvimento infantil.

Exames demais em crianças não são recomendados e não fazem bem
Pediatras já haviam alertado sobre o excesso de exames por imagens em crianças.
[Imagem: Agência Brasil]

Quais exames devo fazer em meu filho?

O atendimento à criança é longitudinal e o ideal é acompanhar a criança desde a sua gestação. Todo o acompanhamento é muito baseado na conversa com a família e na promoção de um estilo de vida saudável. "Existem poucos exames que têm evidências que trazem benefícios tanto para o indivíduo quanto para a sociedade," acrescenta a Dra Filumena.

"Teoricamente, todas as crianças nascidas no Brasil deveriam ser submetidas à triagem neonatal das principais doenças que existem na população," acrescenta ela. Exames de tipagem sanguínea, sorologia para identificação de doenças sexualmente transmitidas, teste do pezinho, triagem metabólica, entre outros, são muito importantes.

Já entre as crianças saudáveis, o que é recomendado é: Depois da triagem neonatal, a próxima triagem é a de anemia, ou deficiência de ferro e, depois, apenas aos 10 anos de idade, uma exame para medir o colesterol e triglicérides. Exames além desses não têm justificativa para uma criança saudável.

Outras triagens são dirigidas para grupos de risco, como o raquitismo na prematuridade, crianças portadoras de doenças crônicas ou síndrome de Down (problemas de tireoide), por exemplo.

"Não temos tantas triagens para justificar essa quantidade de check-ups de exames feitos, que acabam encarecendo os custos das famílias e da sociedade," diz Filumena.

Os pais precisam conversar com os médicos e questionar o tanto de exames pedidos: "A conversa, que a gente chama de anamnese, é importantíssima, porque o pediatra é um educador. Ele é responsável por orientar hábitos saudáveis, conferir se há distúrbios, problemas de comportamento," acrescentou Magda.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Família

Exames

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.