Ginástica para grávidas
Uma equipe de pesquisadores da Espanha e do Canadá realizou um ensaio clínico randomizado - o tipo de estudo científico mais criterioso - com mulheres grávidas saudáveis para tentar estabelecer a influência dos exercícios físicos na prevenção de anomalias durante a gravidez e medir os resultados sobre o bebê.
Os resultados mostraram que exercícios supervisionados, de intensidade moderada, feitos durante a gravidez, podem prevenir a hipertensão gestacional e o excesso de peso nos recém-nascidos e ajudar a controlar a pressão arterial das mães.
Hipertensão na gravidez
Segundo a equipe, até 10% de todas as gravidezes apresentam prevalência de alguma forma de hipertensão. Apesar de os riscos associados variarem largamente de caso a caso, formas mais graves de hipertensão na gravidez podem evoluir para pré-eclâmpsia, uma complicação grave das gestantes no final da gravidez.
Embora a origem da hipertensão gestacional seja desconhecida, existem numerosas teorias que sugerem que os processos patofisiológicos possam levar à hipertensão desde o início da gestação, embora os sintomas maternos não apareçam até a proximidade do parto.
Os fatores mais importantes que predispõem as mulheres grávidas à hipertensão são a obesidade pré-gestacional, o ganho de peso excessivo durante a gravidez e o diabetes gestacional. Inúmeros estudos têm associado esses três fatores com outro resultado fetal adverso: a macrossomia, que é o termo usado para descrever bebês maiores do que a média.
Vem daí o interesse nas atividades físicas como um possível elemento preventivo para as grávidas, além do que os exercícios físicos são uma atividade atrativa e acessível. Vistas como tabu durante décadas, hoje já se sabe que as atividades físicas moderadas não têm efeitos adversos nem sobre a mãe e nem sobre o bebê.
Vantagens da ginástica durante a gravidez
Foi o que demonstrou mais este estudo comparativo, que detectou benefícios claros da atividade física monitorada durante a gravidez.
"Estes resultados confirmam o enorme potencial dos exercícios físicos como um excepcional elemento preventivo de anomalias e doenças que podem determinar a saúde das populações futuras ainda durante o processo de gravidez," disse o professor Rubén Barakat, da Universidade Politécnica de Madrid (Espanha), que realizou o estudo em colaboração com colegas da Universidade de Ontário (Canadá).
Os resultados foram publicados no American Journal Obstetrics & Gynecology.
Veja outros estudos recentes que também analisaram a relação entre gravidez e atividade física:
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Gravidez | Cuidados com o Recém-nascido | Atividades Físicas | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.