06/08/2012

Faltam nutrientes essenciais no leite desnatado

Com informações do Jornal da Unicamp
Faltam nutrientes essenciais no leite desnatado
No leite desnatado e semidesnatado não foram encontradas concentrações de ácidos graxos benéficos à saúde em nenhuma marca.
[Imagem: Unicamp]

Leite sem gordura boa

O leite desnatado comercializado no Brasil não contém concentrações significativas de ácidos graxos insaturados, conhecidos como "gordura boa".

Isto significa que, ao ingerir o leite desnatado UHT - vendido em caixinhas -, o consumidor está deixando de absorver propriedades nutricionais que são essenciais para sua alimentação.

"Nos casos de necessidade de uma dieta com restrição de gordura, o ideal seria evitar frituras, pães e outros alimentos com grande teor dos ácidos graxos saturados, ao invés de restringir o leite na forma integral", aconselha Natália Andrade Zancan, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O objetivo do estudo foi quantificar especificamente os teores e tipos de gorduras encontrados no leite.

Gordura saturada

É certo que o leite integral possui altas concentrações dos ácidos graxos saturados, considerado o vilão presente nos alimentos.

Eles aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma vez que podem formar camadas espessas de gordura nas paredes das veias e artérias, impedindo assim a passagem do sangue.

"Ingerida em grandes quantidades, a gordura saturada pode levar ao infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, a ingestão do leite integral deve ser de forma equilibrada, em média dois copos por dia", alerta.

Gordura insaturada

Por outro lado, o fato de concentrar também a gordura insaturada faz do leite UHT integral uma fonte importante de propriedades nutricionais indispensáveis.

O produto é fonte de ácido linoléico conjugado (CLA), um tipo de ácido graxo insaturado e uma das substâncias mais importantes do momento por conter propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, além de ser um aliado na redução da gordura abdominal.

Natália chegou a encontrar quantidades de 65,17 miligramas por 100 ml em amostras do leite integral. Em outra amostra a quantidade foi de 47,15 miligramas por 100 ml.

Já no leite desnatado e semidesnatado não foram encontradas concentrações em nenhuma marca.

Outra gordura essencial do grupo do ômega 3, denominada EPA, as concentrações foram mínimas em apenas uma das amostras do leite desnatado - exemplo 0,14 miligramas por 100 ml -, enquanto no leite integral o achado foi corresponde a 2,42 miligramas por 100ml.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Vitaminas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.