24/09/2012

Farinha de semente de linhaça enriquece massa de macarrão

Com informações da Agência USP
Farinha de semente de linhaça enriquece massa de macarrão
"Além do sabor ser similar ao do macarrão comum, a sensação de saciedade é maior, ou seja, quem come o macarrão com linhaça fica mais satisfeito," conta Márcia Lage.
[Imagem: CENA]

Macarrão de linhaça

Um novo tipo de macarrão, enriquecido com farinha da semente de linhaça, foi desenvolvido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo).

O produto utiliza os resíduos da extração do óleo de linhaça, um cereal rico em ômega 3, ômega 6, fibras e fitormônios, todas substâncias benéficas à saúde humana.

A preparação da massa é igual à do macarrão convencional, para facilitar sua adoção pelas indústrias.

O sabor também é semelhante ao original.

Benefícios da linhaça

O aproveitamento mais comum da linhaça é na forma de óleo, que é comestível.

"O óleo é extraído a frio das sementes, por meio de prensagem", afirma a física Márcia Lage de Oliveira, autora da pesquisa. "No experimento, o resíduo foi transformado em farinha e adicionado aos ingredientes do macarrão".

Márcia explica que a prensagem não extrai todo o óleo das sementes de linhaça. Parte dele ainda permanece nos resíduos mantendo suas propriedades funcionais. "A linhaça também possui fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no trato gastrointestinal e fitormônios, importante para as mulheres na menopausa", descreve a pesquisadora.

Para obter a farinha, os resíduos das sementes foram triturados e submetidos a tratamento.

O macarrão foi preparado com uma receita básica, apenas adicionando a farinha de linhaça aos ovos e a farinha de trigo.

"A linhaça foi adicionada em várias concentrações, compondo entre 10% e 40% da massa", conta a física. "O aspecto visual é semelhante ao do macarrão integral, apresentando uma cor caramelo, que fica mais intensa conforme aumenta a quantidade de linhaça. No entanto, o sabor é muito semelhante ao do macarrão convencional."

Saciedade

Segundo a pesquisadora, o macarrão irá passar por testes de dureza, firmeza e textura para certificar a sua qualidade. Também será testada a aceitabilidade junto aos consumidores.

"Nas primeiras avaliações, a textura apresentou resultados muito bons", diz. "Além do sabor ser similar ao do macarrão comum, a sensação de saciedade é maior, ou seja, quem come o macarrão com linhaça fica mais satisfeito".

A física planeja disponibilizar a tecnologia e a técnica de produção do macarrão para a indústria, de modo que o produto possa ser aproveitado na merenda escolar. "A linhaça é um alimento muito rico, no entanto, ainda é pouco aproveitado", conclui.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Vitaminas

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.