11/10/2022

Fazer cirurgia bariátrica aumenta o risco de epilepsia?

Redação do Diário da Saúde
Fazer cirurgia bariátrica aumenta o risco de epilepsia?
Já está em teste um implante que controla o apetite e poderá substituir a cirurgia bariátrica.
[Imagem: Texas A&M University College of Engineering]

Cirurgia bariátrica e epilepsia

Embora o risco total seja muito pequeno, pessoas que fizeram cirurgia bariátrica apresentam um risco 45% maior de desenvolver epilepsia, em comparação com pessoas que não fizeram a cirurgia.

E os pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral após a cirurgia bariátrica tiveram 14 vezes mais chances de desenvolver epilepsia do que aquelas que não tiveram um acidente vascular cerebral.

"A cirurgia bariátrica, que envolve a alteração do sistema digestivo, tornou-se o tratamento mais comum para perda de peso," comentou o Dr. Jorge Burneo, da Universidade Ocidental do Canadá. "Embora a cirurgia bariátrica seja um tratamento eficaz para a obesidade e condições crônicas relacionadas à obesidade, como pressão alta e diabetes tipo 2, nossa pesquisa descobriu que os receptores de cirurgia bariátrica têm um risco elevado de epilepsia."

Avaliar o risco

A equipe chegou a essa conclusão depois de examinar os registros de saúde de Ontário, no Canadá, para identificar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica durante um período de seis anos.

Depois de excluir pessoas com histórico de convulsões, transtornos psiquiátricos ou abuso de drogas ou álcool, e do próprio diagnóstico prévio de epilepsia, eles incluíram no estudo 16.958 pessoas que fizeram cirurgia bariátrica. Esse grupo foi comparado com 622.514 pessoas com obesidade, mas que não fizeram cirurgia bariátrica. Os participantes foram acompanhados por um período mínimo de três anos.

Um total de 73 pessoas, ou 0,4%, daquelas que fizeram cirurgia bariátrica, desenvolveram epilepsia, em comparação com 1.260 pessoas, ou 0,2%, daquelas que não fizeram a cirurgia.

Depois de ajustar para outros fatores que podem afetar o risco de epilepsia, como diabetes e pressão alta, os pesquisadores descobriram que as taxas estimadas de epilepsia eram de 50 por 100.000 pessoas-ano entre as pessoas que fizeram cirurgia bariátrica, e de 34 por 100.000 pessoas-ano entre aquelas que não fizeram cirurgia bariátrica - pessoas-ano representam tanto o número de pessoas no estudo quanto a quantidade de tempo que cada pessoa participou do estudo.

"Ao considerar a cirurgia bariátrica, as pessoas devem conversar com seus médicos sobre os benefícios e riscos," recomendou Burneo. "Embora haja muitos benefícios para a saúde da perda de peso, nossas descobertas sugerem que a epilepsia é um risco a longo prazo da cirurgia bariátrica para perda de peso."

Uma limitação do estudo é que os pesquisadores não conseguiram medir o status de obesidade ou o índice de massa corporal (IMC) ao longo do estudo, e algumas condições relacionadas à obesidade também podem afetar o risco de epilepsia.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Epilepsy Risk Following Bariatric Surgery for Weight Loss
Autores: Tresah C Antaya, Amna Qureshi, Lucie Richard, Salimah Z Shariff, Ahmad Elnahas, Jorge G Burneo
Publicação: Neurology
DOI: 10.1212/WNL.0000000000201100
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cirurgias

Neurociências

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.