05/12/2023

Função cerebral perdida após derrame é recuperada em cobaias

Redação do Diário da Saúde
Função cerebral perdida após derrame é recuperada em cobaias
Os resultados são entusiasmantes, abrindo caminho para tratamento dos efeitos motores dos derrames.
[Imagem: Jakob Hakon et al. - 10.1093/brain/awad293]

Tratar paciente após o derrame

Pesquisadores conseguiram restaurar a função cerebral perdida em modelos de AVC (acidente vascular cerebral, ou derrame) em camundongos e ratos usando pequenas moléculas que no futuro poderão ser desenvolvidas em uma terapia de recuperação para pacientes humanos.

"A comunicação entre as células nervosas em grandes partes do cérebro muda após um acidente vascular cerebral, e mostramos que ela pode ser parcialmente restaurada com o tratamento," disse o professor Tadeusz Wieloch, da Universidade de Lund, na Suécia.

"Concomitantemente, os roedores recuperaram funções somatossensoriais perdidas, algo que cerca de 60% de todos os pacientes com AVC experimentam hoje. O resultado mais notável é que o tratamento começou vários dias após um AVC," acrescentou Wieloch.

Em um acidente vascular cerebral isquêmico, a falta de fluxo sanguíneo para o cérebro causa danos, o que leva rapidamente à perda de células nervosas, afetando grandes partes da vasta rede de células nervosas do cérebro. Isto pode levar à perda de funções motoras, como paralisia, deficiência sensório-motora e dificuldades de visão e fala - também pode levar à dor e à depressão.

Atualmente não existem medicamentos aprovados que melhorem ou restaurem as funções após um acidente vascular cerebral, exceto o tratamento para dissolução de coágulos na fase aguda (dentro de 4,5 horas após o acidente vascular cerebral). Ocorrem algumas melhorias espontâneas, mas muitos pacientes com AVC sofrem perda crônica de função. Por exemplo, cerca de 60% dos que sofrem de acidente vascular cerebral perdem funções somatossensoriais, como tato e sentido de posição.

Efeitos temporários e efeitos duradouros

Durante os experimentos, camundongos e ratos foram tratados com uma classe de substâncias que inibem o receptor metabotrópico de glutamato (mGluR5), um receptor que regula a comunicação na rede de células nervosas do cérebro.

Dois dias após o acidente vascular cerebral, ou seja, quando o dano se desenvolveu e o comprometimento funcional era mais proeminente, os pesquisadores começaram a tratar os roedores que apresentavam maior comprometimento funcional.

"Roedores tratados com o inibidor GluR5 recuperaram suas funções somatossensoriais," disse Wieloch. "Foi observado um efeito temporário do tratamento após apenas 30 minutos, mas é necessário tratamento durante várias semanas para alcançar um efeito de recuperação permanente. Foi observada alguma melhoria funcional mesmo quando o tratamento foi iniciado 10 dias após um acidente vascular cerebral."

Os pesquisadores esperam que seus resultados possam levar ao desenvolvimento de um tratamento clínico que possa ser iniciado alguns dias após um acidente vascular cerebral isquêmico.

"Combinado com treinamento de reabilitação, ele pode eventualmente ser um novo tratamento promissor. No entanto, são necessários mais estudos. O estudo foi realizado em camundongos e ratos e, claro, precisa ser repetido em humanos. Isso deve ser possível, uma vez que vários inibidores de mGluR5 foram estudados em humanos para o tratamento de outras doenças neurológicas além do acidente vascular cerebral e demonstraram ser bem tolerados por humanos," concluiu Wieloch.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Inhibiting metabotropic glutamate receptor 5 after stroke restores brain function and connectivity
Autores: Jakob Hakon, Miriana J. Quattromani, Carin Sjölund, Daniela Talhada, Byungchan Kim, Slavianka Moyanova, Federica Mastroiacovo, Luisa Di Menna, Roger Olsson, Elisabet Englund, Ferdinando Nicoletti, Karsten Ruscher, Adam Q. Bauer, Tadeusz Wieloch
Publicação: Brain
Vol.: awad293
DOI: 10.1093/brain/awad293
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Sistema Nervoso

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.