16/06/2012

Gorduras trans naturais não fazem mal à saúde

Redação do Diário da Saúde
Gorduras trans naturais não fazem mal à saúde, diz médico
Gorduras trans industriais são de fato ruins para a saúde. Mas os alimentos contêm gorduras trans naturais, que fazem bem à saúde.
[Imagem: NaturalTransFats.ca]

Trans natural

Os estudos vêm reforçando o fato de que nem todas as gorduras trans são iguais.

Uma quantidade crescente de evidências sugerem que as gorduras trans de origem industrial são realmente uma grande ameaça à saúde e devem ser evitadas," diz o Dr. Spencer Proctor, da Universidade de Alberta, no Canadá.

No entanto, as pesquisas também revelaram uma família de "gorduras trans naturais", encontradas na carne e no leite de animais ruminantes.

Estas não apenas não são prejudiciais, como podem de fato ter propriedades benéficas à saúde.

"Estamos em um ponto na ciência onde há informações importantes para passar aos consumidores sobre as gorduras trans naturais e como elas são diferentes das 'más' gorduras trans de que tantas vezes eles ouvem falar," diz Proctor.

Contém gordura trans

O problema é que as embalagens dos alimentos apenas estampam a informação "Contém Gordura Trans", mas não distinguem a origem, ou seja, não há na verdade a informação se aquela gordura trans é boa ou ruim.

As gorduras trans naturais são uma parte natural do leite e da carne de animais ruminantes, como produtos lácteos e carne bovina, de cabras e ovelhas, diz o Dr. Proctor. "Essas gorduras não são um problema de saúde como parte de uma dieta saudável e equilibrada."

O nome trans vem da expressão ácido graxo trans-isomérico, o nome científico desse tipo de gordura não-saturada. As gorduras trans podem ser monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Verdade inconveniente

Com as gorduras trans agora amplamente vistas pela população como um problema de saúde, esta pode ser uma verdade inconveniente na difícil tarefa de veicular mensagens simples de saúde para o público.

Mas talvez o público não seja assim tão incapaz de processar informações um pouco mais complexas, como os burocratas da saúde acreditam.

É por isso que Dr. Proctor se dispôs a vir ao público chamar a atenção para o assunto. Segundo ele, leia o rótulo, mas não julgue a informação sobre gordura trans como estritamente negativa.

Em vez disso, pergunte: é uma gordura trans industrial ou natural?

No primeiro caso, fuja dela; no segundo, não.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Consumo Responsável

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.