01/12/2014

Grau de educação das mães crucial para sucesso acadêmico das crianças

Redação do Diário da Saúde
Grau de educação das mães crucial para sucesso acadêmico das crianças
Os dados destacam a importância de programas focados nas mães adolescentes, oferecendo a elas as habilidades necessárias para promover o aprendizado de suas crianças.
[Imagem: Universidade de Michigan]

Sucesso da próxima geração

O grau de educação das mães é um indicador seguro do sucesso das crianças na leitura e na matemática.

Este é um problema para as mães adolescentes, cujos filhos não contam com o suporte educacional das crianças nascidas de mães que já completaram seus estudos.

Sandra Tang e seus colegas da Universidade de Michigan (EUA) afirmam que as crianças de mães com 19 anos ou mais velhas geralmente entram no jardim de infância com níveis mais altos de sucesso. Estas crianças continuam a ser bem-sucedidas em matemática e leitura, com notas mais altas até a oitava série, quando comparadas aos filhos de mães com 18 anos e mais jovens.

"Estes resultados fornecem evidências convincentes de que ter um filho durante a adolescência gera consequências negativas no sucesso da próxima geração," disse Tang.

As consequências negativas da maternidade na adolescência não atingem só a criança nascida enquanto a mãe era adolescente, mas afetam também seus irmãos nascidos depois.

Educação para mães adolescentes

A boa notícia é que os filhos de mães adolescentes que continuam sua educação depois de terem filhos têm melhor desempenho acadêmico do que os filhos de mães adolescentes que não continuaram a estudar.

"No entanto, estas - e as outras crianças nascidas das mães após a adolescência - nunca alcançam o desempenho das crianças cujas mães as tiveram depois de completarem sua educação," disse Pamela Davis-Kean, orientadora do trabalho. Este grupo continua a carregar um risco de menor sucesso.

Os dados revelam que as mães que dão à luz durante a adolescência têm taxas muito mais baixas de conclusão do segundo grau e matrículas universitárias se comparadas com as mães que têm filhos mais tarde.

Considerando que o crescimento das realizações e conquistas geralmente permanece o mesmo ao longo do tempo para todas as crianças na amostra, tanto na matemática, quanto na leitura, estes padrões destacam a importância de programas focados nas mães adolescentes, oferecendo a elas as habilidades necessárias para promover o aprendizado de suas crianças, disse Tang.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Adolescência

Gravidez

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.