24/12/2021

H3N2 Darwin: Cepa do vírus influenza causa gripe fora de época no país

Com informações da IOC/Fiocruz
H3N2 Darwin: Cepa do vírus influenza causa gripe fora de época no país
O surto é surpreendente por estarmos no início do verão, fora da "estação de gripe".
[Imagem: NIH]

Gripe fora de época

O aumento de casos de infecções de gripe no último trimestre deste ano atraiu a atenção dos especialistas em saúde.

Os sinais de alerta começaram na Europa, onde poderiam ser esperados, pela chegada do inverno no Hemisfério Norte.

Contudo, as surpresas vieram com o surgimento de surtos no Brasil, inicialmente no estado do Rio de Janeiro, mas agora na maioria dos estados.

É surpreendente por estarmos no início do verão, fora da "estação de gripe", além do que a maioria dos especialistas apontava a diminuição dos casos de gripe nos últimos dois anos como um reflexo das medidas de prevenção - máscaras e distanciamento, sobretudo - tomadas em razão da epidemia de covid-19.

O que se sabe até agora é que a gripe tem gerado surtos regionais pelo Brasil impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo A(H3N2), batizada de Darwin.

A primeira identificação da nova cepa no país foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras provenientes da cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o pesquisador Fernando Motta, o grande número de pessoas infectadas com o vírus da gripe também é resultado da combinação de uma circulação reduzida do vírus influenza em 2020 e da baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe naquele ano.

A(H3N2)

Atualmente, são conhecidos três tipos de vírus da gripe: A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves.

O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A(H1N1) e o A(H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata. Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadigas.

A cepa Darwin, só recentemente descoberta na Austrália, faz parte do tipo A (H3N2). Nos últimos meses, ela contribuiu para um aumento de casos de gripe em um período atípico no Brasil - que, assim como os países do Hemisfério Sul, possui uma circulação maior do vírus da gripe no inverno (entre julho e setembro).

Os cuidados para evitar o contágio e a transmissão da gripe são os mesmos que a população tem usado para frear a transmissão da covid-19: "Distanciamento social, evitar aglomerações, uso de máscaras, higiene constante das mãos e etiqueta respiratória. São medidas que vimos ao longo do ano passado e que provavelmente fizeram com que várias viroses respiratórias desaparecessem de circulação. E, com certeza, mitigaram a transmissão do coronavírus," afirmou Fernando Motta.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Epidemias

Vacinas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.