03/02/2020

Hambúrguer sem carne da Embrapa chega ao mercado

Com informações da Agência Brasil
Hambúrguer sem carne da Embrapa chega ao mercado
O Novo Burger, desenvolvido pela Embrapa, é um hambúrguer sem proteína animal, feito com fibra de caju e proteína de soja.
[Imagem: Embrapa]

Hambúrguer de caju

Já está à venda, inicialmente em uma rede de supermercados no Rio de Janeiro, um hambúrguer que tem gosto tradicional, mas não é feito de carne animal.

O "Novo Burguer" é feito com fibra de caju, proteína de soja, cebola, tomate, pimentão, corante natural e temperos, e tem características sensoriais similares às dos hambúrgueres de carne.

O produto foi desenvolvido por pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que começaram a trabalhar nessa alternativa à carne animal em 2007.

O mercado para o hambúrguer vegetal é formado por pessoas que estão sendo chamadas de "flexitarianos", indivíduos que, apesar de gostarem de carne, querem balancear a dieta e buscam reduzir o consumo do produto de origem animal.

"Eles são diferentes dos vegetarianos ou veganos, que não gostam do sabor da carne, e não querem alimentos que simulem a carne," explica a pesquisadora Janice Ribeiro Lima, responsável pelo desenvolvimento do Novo Burguer.

Hambúrguer vegetal

Janice Lima e seus colegas já desenvolveram outros produtos similares, como o hambúrguer de fibra de caju e de feijão de corda para vegetarianos e também substitutos para rechear coxinha de galinha e bolinho de siri.

A pesquisadora explica que o objetivo do trabalho "não é que as pessoas parem de comer carne, mas dar mais uma opção".

Segundo ela, a produção de produtos com proteína vegetal pode ser menos onerosa do que a proteína animal, especialmente no caso do Novo Burguer, que utiliza o bagaço do caju, geralmente eliminado pela indústria de suco ou revendido para alimentação de animais.

Devido à menor escala inicial de produção, o produto ainda é mais caro do que o hambúrguer tradicional, mas isto poderá mudar caso o Novo Burguer tenha aceitação no mercado. O produto é fabricado e comercializado pela Sottile Alimentos, que licenciou a tecnologia da Embrapa.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2019 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.