18/10/2023

Herbicidas comuns prejudicam função cerebral dos adolescentes

Redação do Diário da Saúde
Herbicidas comuns prejudicam função cerebral dos adolescentes
Em experimentos realizados por outra equipe, o glifosato produziu doenças graves até na terceira geração de cobaias.
[Imagem: Deepika Kubsad et al. - 10.1038/s41598-019-42860-0]

Agrotóxicos

Ser exposto a dois dos herbicidas mais populares piora a função cerebral dos adolescentes - os herbicidas são a classe de pesticidas mais utilizada em todo o mundo, com utilizações na agricultura, residências e indústria.

"Muitas doenças crônicas e perturbações de saúde mental em adolescentes e adultos jovens aumentaram nas últimas duas décadas em todo o mundo, e a exposição a contaminantes neurotóxicos no ambiente poderia explicar uma parte deste aumento," justificou o professor José Ricardo Suarez, coordenador da pesquisa.

Os herbicidas são o glifosato e ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) e o repelente de insetos DEET.

Os pesquisadores mediram as concentrações de metabólitos dos pesticidas em amostras de urina coletadas de 519 adolescentes, de 11 a 17 anos, que moram na região agrícola de Pedro Moncayo (Equador). Os adolescentes também passaram por uma bateria de testes para avaliar seu desempenho neurocomportamental em cinco áreas: Atenção e controle inibitório, memória e aprendizagem, linguagem, processamento visuoespacial e percepção social.

As principais conclusões da análise foram:

  • Quantidades mais elevadas de 2,4-D na urina foram associadas a um menor desempenho neurocomportamental nos domínios da atenção e controle inibitório, memória e aprendizagem, e linguagem.
  • A concentração de glifosato na urina foi associada apenas a pontuações mais baixas na percepção social, enquanto os metabólitos do DEET não apresentaram associação com o desempenho neurocomportamental.
  • O glifosato, um herbicida não seletivo utilizado em muitas culturas, incluindo milho e soja, e para controle da vegetação em ambientes residenciais, foi detectado em 98% dos participantes.
  • O 2,4-D, um herbicida foliar utilizado em gramados, locais aquáticos e culturas agrícolas, foi detectado em 66% dos participantes.

Herbicidas comuns prejudicam função cerebral dos adolescentes
Quando se trata dos agrotóxicos, não é só o ingrediente ativo que pode fazer mal.
[Imagem: Mesnage & Antoniou - 10.3389/fpubh.2017.00361]

Neurotóxicos

Estudos anteriores relacionaram a exposição a alguns dos inseticidas mais utilizados à alteração do desempenho neurocognitivo, enquanto outros inseticidas também podem afetar o humor e o desenvolvimento do cérebro.

Hoje, 20% dos adolescentes e 26% dos jovens adultos têm problemas de saúde mental diagnosticáveis, como ansiedade, depressão, impulsividade, agressão ou distúrbios de aprendizagem.

"Centenas de novos produtos químicos são lançados no mercado a cada ano e mais de 80 mil produtos químicos estão registrados para uso hoje," disse Suarez. "Infelizmente, sabe-se muito pouco sobre a segurança e os efeitos a longo prazo da maioria destes produtos químicos nos seres humanos. São necessárias pesquisas adicionais para compreender verdadeiramente o impacto."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Urinary Glyphosate, 2,4-D and DEET Biomarkers in Relation to Neurobehavioral Performance in Ecuadorian Adolescents in the ESPINA Cohort
Autores: Briana N.C. Chronister, Kun Yang, Audrey R. Yang, Tuo Lin, Xin M. Tu, Dolores Lopez-Paredes, Harvey Checkoway, Jose Suarez-Torres, Sheila Gahagan, Danilo Martinez, Dana Barr, Raeanne C. Moore, Jose R. Suarez-Lopez
Publicação: Environmental Health Perspectives
DOI: 10.1289/EHP11383
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Contaminação

Cérebro

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.