31/10/2019

Homens com câncer de mama têm maior mortalidade que mulheres

Redação do Diário da Saúde
Homens com câncer de mama têm maior mortalidade que mulheres
Homem com câncer de mama? O que todos devem saber
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Câncer de mama masculino

Homens com câncer de mama têm maior risco de morrer do que as mulheres na mesma situação em todos os estágios da doença.

A disparidade persiste mesmo quando se considera características clínicas, como tipos de câncer, tratamento e acesso aos cuidados.

A taxa de mortalidade de cinco anos após o diagnóstico foi 19% maior para os homens que para as mulheres.

Os dados sugerem que uma possível biologia distinta do câncer - vários cânceres são piores para os homens que para as mulheres -, tratamento menos eficaz ou problemas de adesão ao tratamento, e talvez estilos de vida não saudáveis entre os homens possam ser responsáveis pelas menores taxas de sobrevida global.

E não é fácil apurar mais detalhadamente qual dessas possíveis causas é a mais importante porque os homens representam menos de 1% dos casos de câncer de mama.

"É tão raro que seria extremamente difícil para qualquer instituto recrutar um número suficiente de pacientes para pesquisa," diz a professora Xiao-Ou Shu, da Universidade Vanderbilt (EUA), que coordenou este levantamento.

Diferenças desconhecidas

Ao pesquisar 11 anos de dados - 1 de janeiro de 2004 a 31 de dezembro de 2014 -, os pesquisadores encontraram registros de câncer de mama em 1,8 milhão de pacientes do sexo feminino, mas apenas 16.025 do sexo masculino (0,89%).

Cerca de 85% do câncer de mama masculino é positivo para ER (receptor do estrogênio), uma proporção maior que as pacientes com câncer de mama feminino (75%) - os cânceres de mama são classificados em ER-positivo, HER2-positivo ou triplo negativo.

"[ER-positivo] é um tipo de câncer em que os pacientes geralmente se saem melhor porque temos um tratamento hormonal," explica Shu. "Temos muitas opções de tratamento para esse tipo de câncer de mama. Em teoria, os homens deveriam ter melhores resultados e ter menor mortalidade que as mulheres se o tratamento fosse igualmente eficaz. A questão é se existem outras diferenças biológicas entre os cânceres ER-positivos masculinos e femininos. Nós não sabemos."

A pesquisadora afirma que estudos adicionais são necessários para identificar as causas da maior mortalidade masculina, mas isso provavelmente exigirá consórcios internacionais porque o câncer de mama masculino é muito raro. "O ponto principal é que precisamos de mais estudos especificamente focados no câncer de mama masculino," finalizou Shu.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Overall Mortality After Diagnosis of Breast Cancer in Men vs Women
Autores: Fei Wang, Xiang Shu, Ingrid Meszoely, Tuya Pal, Ingrid A. Mayer, Zhigang Yu, Wei Zheng, Christina E. Bailey, Xiao-Ou Shu
Publicação: JAMA Oncology
DOI: 10.1001/jamaoncol.2019.2803
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Saúde da Mulher

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.