01/11/2019

Remédios contra pressão alta devem ser tomados antes de dormir

Redação do Diário da Saúde
Remédios contra pressão alta devem ser tomados antes de dormir
Mudanças no estilo de vida reduzem a necessidade de remédio para hipertensão. Mas simplesmente mudar o horário de tomar o remédio é algo muito mais fácil de implementar.
[Imagem: American Heart Association]

Remédio para pressão alta antes de dormir

Pessoas com pressão alta que tomam todos os seus medicamentos anti-hipertensivos de uma só vez na hora de dormir têm uma pressão arterial melhor controlada e um risco significativamente menor de morte ou doença causada por problemas cardíacos ou vasculares.

Isso em comparação com aqueles que tomam seus remédios de manhã, que tem sido a prática mais adotada mundialmente.

Esta é a principal conclusão de um ensaio clínico de largo espectro, chamado "Ensaio Cronoterápico Hygia", a maior investigação já realizada sobre o efeito da hora do dia em que as pessoas tomam seus medicamentos anti-hipertensivos.

Foram randomizados 19.084 pacientes para tomar seus comprimidos ao acordar ou na hora de dormir. Todos foram acompanhados por um longo período de tempo - uma média de mais de seis anos - durante os quais a pressão arterial ambulatorial dos pacientes foi monitorada durante 48 horas pelo menos uma vez por ano.

Tome o remédio e durma tranquilo

Os pacientes que tomaram seus medicamentos na hora de dormir apresentaram quase metade do risco (redução de 45%) de morrer ou sofrer ataques cardíacos, infarto do miocárdio, acidente-vascular-cerebral, insuficiência cardíaca ou exigir um procedimento para desbloquear artérias estreitadas (revascularização coronariana), em comparação com os pacientes que tomaram a medicação ao acordar.

Os pesquisadores ajustaram suas análises para levar em consideração fatores que poderiam afetar os resultados, como idade, sexo, diabetes tipo 2, doença renal, tabagismo e níveis de colesterol.

Quando os dados individuais foram analisados, os resultados na mudança de horário do medicamento mostraram-se ainda mais promissores: o risco de morte por problemas cardíacos ou nos vasos sanguíneos foi reduzido em 66%, o risco de infarto do miocárdio foi reduzido em 44%, a revascularização coronária em 40%, a insuficiência cardíaca em 42% e o acidente vascular cerebral em 49%.

Que horário devo tomar remédio para hipertensão?

"As diretrizes atuais sobre o tratamento da hipertensão não mencionam nem recomendam nenhum horário de tratamento preferido. A ingestão matinal tem sido a recomendação mais comum pelos médicos, com base no objetivo enganoso de reduzir os níveis da pressão arterial matinal.

"No entanto, o Projeto Hygia relatou anteriormente que a pressão arterial sistólica média quando uma pessoa está dormindo é a indicação mais significativa e independente do risco de doença cardiovascular, independentemente das medições da pressão arterial realizadas enquanto você está acordado ou quando visita um médico. Além disso, não existem estudos mostrando que o tratamento da hipertensão pela manhã melhore a redução do risco de doença cardiovascular.

"Os resultados deste estudo mostram que os pacientes que tomam rotineiramente seus medicamentos anti-hipertensivos na hora de dormir, ao contrário de quando acordam, têm pressão arterial melhor controlada e, mais importante, um risco significativamente menor de morte ou doença cardíaca e problemas nos vasos sanguíneos," resumiu o professor Ramón Hermida, da Universidade de Vigo, na Espanha, um dos coordenadores do ensaio.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Bedtime hypertension treatment improves cardiovascular risk reduction: the Hygia Chronotherapy Trial.
Autores: Ramón C. Hermida, Juan J. Crespo, Manuel Domínguez-Sardiña, Alfonso Otero, Ana Moyá, María T. Ríos, Elvira Sineiro, María C. Castiñeira, Pedro A. Callejas, Lorenzo Pousa, José L. Salgado, Carmen Durán, Juan J. Sánchez, José R. Fernández, Artemio Mojón, Diana E. Ayala
Publicação: European Heart Journal
Vol.: ehz754
DOI: 10.1093/eurheartj/ehz754
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Coração

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.