20/03/2008

Hospital volante levará exames complexos gratuitos até a população

Thiago Romero - Agência FAPESP
Hospital volante levará exames complexos gratuitos até a população

[Imagem: Projeto CIES]

Carreta da saúde

Santos, no litoral paulista, foi a primeira cidade brasileira a se beneficiar de um projeto inovador que pretende levar, a milhares de pessoas em todo o país, atendimento gratuito em diferentes especialidades médicas. A carreta do Centro Médico Móvel Avançado esteve, entre 14 e 16 de março, no bairro do Boqueirão, onde atendeu cerca de 650 pessoas.

O veículo adaptado, que tem 15 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, possui um sistema automatizado que permite abrir suas laterais, totalizando uma área de cem metros quadrados. A iniciativa é do Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies), projeto da Associação Beneficente Ebenezer, que tem coordenação técnica da empresa Fleximedical, incubada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) da Universidade de São Paulo (USP).

Exames médicos complexos

O objetivo é oferecer à população exames médicos de média complexidade, como teste ergométrico, eletrocardiograma, endoscopia, mamografia e ultra-sonografia, de modo a cobrir as doenças de maior incidência no país.

"Como a pedra mestra da iniciativa é a prevenção, os exames e procedimentos são focados nas patologias cardiológicas e neoplasias, como os cânceres de próstata, mama, colo uterino e pele", disse o coordenador do projeto e diretor da Fleximedical, Roberto Kikawa, à Agência FAPESP.

Hospital volante

"Para isso, a idéia é que o centro móvel se instale por um período de três a 30 dias em cada região, de acordo com as necessidades de cada município", disse o também professor da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, do Centro Universitário Lusíada (Unilus) e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

A carreta tem capacidade para cerca de três mil atendimentos mensais em especialidades diversas: cardiologia, oftalmologia, urologia, imaginologia, gastrenterologia, audiometria e ginecologia, além de pequenas cirurgias e exames laboratoriais. São quatro salas de atendimento com equipamentos de alta tecnologia, áreas de esterilização e dois ambientes de espera.

Integração com a saúde local

O Centro Médico Móvel Avançado atua de maneira integrada às unidades de saúde existentes nas cidades: o paciente pode usar o centro móvel desde que tenha em mãos a receita de um médico solicitando o exame ou procedimento.

Em Santos, o centro móvel atendeu exclusivamente pacientes encaminhados por médicos de hospitais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. "A intenção não é sobrepor as ações do governo, mas sim complementá-las com o oferecimento de exames de alta tecnologia, diminuindo as filas dos hospitais", aponta Kikawa.

"O funcionamento do centro nas cidades depende de parcerias entre as empresas locais, prefeituras e comunidade. Dentro desse princípio, até o final de 2009, pelo menos 16 outras carretas deverão ser adaptadas para atender a outros estados da federação", acrescentou.

Coleta de dados epidemiológicos

Segundo Kikawa, ao final de cada temporada o centro gera uma análise dos dados epidemiológicos da região, que poderão ser utilizados para um melhor planejamento da saúde local. "O projeto oferece ainda palestras de conscientização da população sobre cuidados básicos e prevenção de doenças. Todos os profissionais envolvidos têm como fundamento básico a tríade tratar, educar e prevenir", explica.

As próximas cidades que deverão receber a visita do Centro Médico Móvel Avançado são Itu, Americana, Bauru, Marília, Taubaté e Campos do Jordão. Uma demonstração do projeto também será realizada na 38ª Jornada Paulista de Radiologia, que ocorre de 1º a 4 de maio, em São Paulo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Exames

Gestão em Saúde

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.