06/07/2021

Implante inflável na coluna pode tratar dor crônica

Redação do Diário da Saúde
Implante inflável na coluna pode tratar dor crônica
O dispositivo foi projetado para ser inserido por uma seringa, inflando já dentro da coluna.
[Imagem: Ben J. Woodington et al. - 10.1126/sciadv.abg7833]

Implante contra dor

Um dispositivo inflável ultrafino foi projetado para tratar as formas mais severas de dor - e sem a necessidade de cirurgia invasiva.

O dispositivo usa uma combinação de técnicas de fabricação robótica, eletrônica e microfluídica, a tecnologia dos biochips.

O aparelho é tão fino - aproximadamente da largura de um fio de cabelo humano - que pode ser enrolado, inserido dentro de uma agulha de seringa e então implantado no espaço epidural da coluna vertebral, a mesma área onde as injeções são administradas para controlar a dor durante o parto.

Uma vez posicionado corretamente, o pequeno aparato é inflado com água ou ar, para que se desenrole como um pequeno colchão de ar, cobrindo uma grande seção da medula espinhal. Quando seus conectores são conectados a um gerador de pulsos, pequenas correntes elétricas são enviadas para a medula espinhal, interrompendo os sinais de dor.

Os primeiros testes confirmam que este é um tratamento eficaz para muitas formas de dor severa - incluindo dores nas pernas e nas costas - que não são curadas com analgésicos. O aparelho também poderá no futuro ser adaptado para um potencial tratamento para paralisia ou doença de Parkinson.

No entanto, testes extensivos e ensaios clínicos serão necessários antes que ele possa ser usado em pacientes.

Implante inflável na coluna pode tratar dor crônica
Detalhe dos eletrodos que disparam os sinais para a medula, já com o dispositivo inflado.
[Imagem: University of Cambridge]

Estimulação da medula espinhal

Embora já existam outros tipos de dispositivos de estimulação da medula espinhal para tratar a dor intensa, os mais eficazes são volumosos e requerem uma cirurgia invasiva, enquanto os dispositivos que podem ser inseridos por laparoscopia são muito menos eficazes no tratamento da dor.

Ao combinar a eficácia clínica dos dispositivos cirúrgicos e a facilidade de implantação dos dispositivos laparoscópicos, o novo aparelho promete ser uma solução eficaz e de longo prazo para a dor intratável, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

"Nosso objetivo era fazer algo que fosse o melhor dos dois mundos - um dispositivo que seja clinicamente eficaz, mas que não exija uma cirurgia complexa e arriscada," disse o Dr. Christopher Proctor, da Universidade de Cambridge (Reino Unido). "Isso pode ajudar a levar esta opção de tratamento capaz de mudar a vida [dos pacientes] para muito mais pessoas."

A equipe já está trabalhando com um parceiro industrial para desenvolver o aparelho e transformar o protótipo de laboratório em um produto comercial. Eles estimam que os testes em pacientes possam começar dentro de dois a três anos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Electronics with shape actuation for minimally invasive spinal cord stimulation
Autores: Ben J. Woodington, Vincenzo F. Curto, Yi-Lin Yu, Héctor Martínez-Domínguez, Lawrence Coles, George G. Malliaras, Christopher M. Proctor, Damiano G. Barone
Publicação: Science Advances
Vol.: 7, no. 26, eabg7833
DOI: 10.1126/sciadv.abg7833
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Implantes

Dores Crônicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.