24/02/2022

Inalação de solução de sal inibe replicação do coronavírus

Redação do Diário da Saúde
Inalação de solução de sal inibe replicação do coronavírus
A equipe brasileira desvendou o mecanismo pelo qual o sal inibe a replicação do novo coronavírus.
[Imagem: Rafael R. G. Machado et al. - 10.1021/acsptsci.1c00080]

Inalação contra covid

No final do ano passado, pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) demonstraram como a inalação com soro fisiológico inibe a replicação do SARS-CoV-2, o vírus causador da covid-19.

Novos testes realizados pela equipe mostraram agora que um inalador de uma solução de partículas de sal (cloreto de sódio, ou NaCl) foi capaz de inibir a replicação do coronavírus em células de macacos e de humanos.

Quando as células estão sob efeito do sal, elas ficam desbalanceadas e precisam diminuir a quantidade de NaCl, colocando-o para fora, o que necessita de um grande gasto de ATP (energia). Caso o vírus já tenha infectado essa célula, ele precisa de energia para realizar sua replicação. Porém, como tudo já foi gasto com o balanceamento da concentração de sal, não resta energia para criação de material viral.

Se os resultados se mantiverem promissores nas pesquisas a seguir, a longo prazo esta pode ser uma medida econômica para lidar não apenas com a covid-19, mas também com outras doenças respiratórias virais.

Sal contra o vírus

A nova bateria de testes começou com células de macacos. "Com apenas 1,2% de NaCl já tinha 100% de inibição," contou a professora Cristiane Guzzo.

Quando a equipe utilizou células do epitélio pulmonar humano, para a mesma concentração de NaCl, a eficácia foi de 90%, levantando a possibilidade de inibição do vírus mesmo depois que ele atinja o pulmão. "Tem um resultado muito promissor do efeito do NaCl sobre a replicação do sars-cov-2," destacou a professora.

A pesquisa está na primeira fase. Para ser utilizado em um possível tratamento, serão necessários mais estudos e testes dos inaladores, como aqueles utilizados para resfriados.

"Estamos continuando isso, com formas diferentes de conseguir chegar ao sal no pulmão e tentar validar a eficácia para um futuro tratamento para covid," ressaltou a professora.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Inhibition of Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 Replication by Hypertonic Saline Solution in Lung and Kidney Epithelial Cells
Autores: Rafael R. G. Machado, Talita Glaser, Danielle B. Araujo, Lyvia Lintzmaier Petiz, Danielle B. L. Oliveira, Giuliana S. Durigon, Alessandra L. Leal, João Renato R. Pinho, Luis C. S. Ferreira, Henning Ulrich, Edison L. Durigon, Cristiane Rodrigues Guzzo
Publicação: ACS Pharmacology & Translational Science
Vol.: 4, 5, 1514-1527
DOI: 10.1021/acsptsci.1c00080
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Prevenção

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.