31/07/2023

Inseticida em apenas 12% das paredes mata 85% dos pernilongos

Redação do Diário da Saúde
Inseticida em apenas 12% das paredes mata 85% dos pernilongos
É importante lembrar que os inseticidas não devem ser a principal ação contra os pernilongos. Há coisas melhores a se fazer.
[Imagem: Venilton Kuchler/ANPr]

Onde lançar inseticida para matar pernilongos

Experimentos realizados em um ambiente semi-natural demonstraram que basta jogar inseticida na base das paredes de uma sala para matar a maioria dos pernilongos, indicando uma maneira mais barata, mais fácil e menos arriscada de tratar as casas durante surtos de doenças.

Os testes foram feitos contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças graves, incluindo dengue, chikungunya e zika.

A abordagem tradicional para controlar os mosquitos que descansam dentro das residências consiste na pulverização residual interna, na qual as paredes recebem a aplicação de um inseticida persistente. No entanto, a grande área de superfície que deve ser revestida torna a abordagem cara e difícil de implementar.

Pesquisadores da Fiocruz Pernambuco e da Universidade de Liverpool (Inglaterra) se propuseram então a identificar uma "zona da morte" dos pernilongos, uma área mais precisa que pudesse tornar a pulverização residual interna mais barata e mais fácil para as famílias realizarem por conta própria.

Eles realizaram uma série de experimentos usando tiras adesivas montadas em diferentes alturas da parede para descobrir onde os mosquitos escolhem descansar. A maioria dos pernilongos optou por descansar perto do chão, com a maioria dos Aedes aegypti optando por pousar nos 20 centímetros inferiores da parede, o que corresponde a 12,3% da superfície total da parede.

Baixo, escuro e frio

A pulverização apenas na zona mais baixa das paredes conseguiu matar mais de 85% dos pernilongos da casa.

Quanto mais quente a sala, mais abaixo os mosquitos tendiam a descansar, já que a parte inferior da sala é tipicamente mais fria, e outros experimentos já comprovaram que os pernilongos preferem temperaturas mais baixas.

Além disso, os resultados foram ainda melhores quanto mais escuras eram as paredes, já que o Aedes aegypti também é conhecido por preferir pousar em superfícies escuras.

A conclusão da equipe é que os moradores podem facilmente aplicar tinta inseticida ou um inseticida pulverizado com uma lata de aerossol portátil nesta zona facilmente acessível.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Mapping Aedes aegypti indoor resting behavior reveals a preference vulnerable to householder-led vector control
Autores: Luca Facchinelli, Bashir Alsharif, Jeff D Jones, Agnes Matope, Rôsangela M. R. Barbosa, Constância F. J. Ayres, Philip J. McCall
Publicação: PNAS Nexus
Vol.: 2, Issue 7
DOI: 10.1093/pnasnexus/pgad226
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Higiene Pessoal

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.