19/10/2023

Inteligência Artificial diagnostica diabetes ouvindo 10 segundos da sua voz

Redação do Diário da Saúde
Inteligência Artificial diagnostica diabetes ouvindo 10 segundos da sua voz
Os cientistas querem agora ampliar o uso da ferramenta para fazer outros diagnósticos.
[Imagem: Klick Labs]

Diagnóstico pela voz

Saber se você tem diabetes ou não pode ser tão simples quanto usar um aplicativo no celular e dizer algumas frases durante cerca de 10 segundos.

O aplicativo combina tecnologia de voz com inteligência artificial. Os primeiros testes demonstraram que basta analisar entre seis e dez segundos da voz da pessoa para fazer o diagnóstico de diabetes com 89% de precisão para mulheres e 86% para homens.

Para treinar o aplicativo de inteligência artificial, os pesquisadores pediram a 267 pessoas (diagnosticadas como não diabéticas ou diabéticas tipo 2 pelos critérios padrão) que gravassem uma frase em seus celulares seis vezes ao dia durante duas semanas. De posse das mais de 18.000 gravações, os cientistas analisaram 14 características acústicas nas vozes em busca de diferenças entre indivíduos não diabéticos e diabéticos tipo 2.

Entre as características vocais analisadas estão mudanças de tom e de intensidade que não podem ser percebidas pelo ouvido humano. Usando técnicas de processamento de sinais, os cientistas conseguiram detectar alterações na voz causadas pelo diabetes tipo 2. Surpreendentemente, essas mudanças vocais manifestaram-se de maneiras diferentes para homens e mulheres.

"Nossa pesquisa destaca variações vocais significativas entre indivíduos com e sem diabetes tipo 2 e pode transformar o modo como a comunidade médica rastreia o diabetes," disse Jaycee Kaufman, do Klick Labs. "Os métodos atuais de detecção podem exigir muito tempo, viagens e custos. A tecnologia de voz tem o potencial de remover totalmente essas barreiras."

O próximo passo essencial para validação da ferramenta será replicar o estudo com um número maior de pacientes. Mas a equipe está confiante, e já fala em expandir suas pesquisas sobre o uso da voz como ferramenta de diagnóstico em outras áreas, como pré-diabetes, saúde da mulher e hipertensão.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Acoustic Analysis and Prediction of Type 2 Diabetes Mellitus Using Smartphone-Recorded Voice Segments
Autores: Jaycee M. Kaufman, Anirudh Thommandram, Yan Fossat
Publicação: Mayo Clinic Proceedings
DOI: 10.1016/j.mcpdig.2023.08.005
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Diagnósticos

Equipamentos Médicos

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.