21/02/2024

Interações de duas bactérias pode ser causa do mau hálito

Redação do Diário da Saúde
Interações de duas bactérias pode ser causa do mau hálito
Representação esquemática do fluxo observado no metabolismo bacteriano das coculturas de F. nucleatum e S. gordonii.
[Imagem: Takeshi Hara et al. - 10.1128/msystems.00764-23]

Causa do mau hálito

Cientistas japoneses descobriram que uma combinação específica de bactérias na nossa boca pode ser responsável pela produção de alguns odores muito desagradáveis.

Takeshi Hara e colegas da Universidade de Osaka descobriram que a interação entre dois tipos comuns de bactérias orais leva à produção de um composto químico que é uma das principais causas do mau hálito.

O mau hálito é causado por compostos voláteis produzidos quando as bactérias na boca digerem substâncias como sangue e partículas de alimentos. Um dos compostos de odor mais forte é o metil mercaptano (CH3SH), produzido por micróbios que vivem ao redor dos dentes e na superfície da língua. No entanto, pouco se sabe sobre quais espécies bacterianas específicas estão envolvidas neste processo.

Hara descobriu que um metabólito produzido pela bactéria oral comensal Streptococcus gordonii ativa outra espécie bacteriana, Fusobacterium nucleatum, para que esta produza o composto fétido metil mercaptano.

"A maioria dos estudos anteriores que investigaram bactérias orais produtoras de CH3SH usaram enzimas isoladas ou volumes de cultura relativamente pequenos," explicou Hara. "Neste estudo, queríamos criar um ambiente mais realista para investigar a produção de CH3SH pelas principais bactérias orais."

Interações de duas bactérias pode ser causa do mau hálito
Perfil de fluxo previsto das vias metabólicas da metionina na F. nucleatum.
[Imagem: Takeshi Hara et al. - 10.1128/msystems.00764-23]

Interação entre bactérias

Os pesquisadores desenvolveram um sistema de cultura anaeróbica integrada de grande volume que lhes permitiu testar as interações entre vários tipos diferentes de bactérias que vivem na boca. Este sistema foi capaz de testar tanto as interações físicas diretas entre as bactérias, como também se estas espécies poderiam afetar-se mutuamente à distância, por exemplo através da secreção de substâncias ativas.

"Os resultados foram muito intrigantes," disse o professor Masae Kuboniwa. "Descobrimos que a Fusobacterium nucleatum produz grandes quantidades de CH3SH em resposta à Streptococcus gordonii, outra bactéria oral."

A S. gordonii libera uma substância chamada ornitina que estimula a F. nucleatum a produzir mais de uma molécula chamada poliamina. Como a F. nucleatum precisa de metionina para produzir poliamina, essa produção aumentada de poliamina ativa sua via de recuperação de metionina, que por sua vez resulta no aumento da produção de CH3SH.

Compreender como estas duas espécies bacterianas trabalham juntas para causar mau hálito pode ser útil no desenvolvimento de formas de tratar ou mesmo prevenir o mau hálito. Além disso, dado que o mau hálito está frequentemente associado à doença periodontal, tratar este sintoma precocemente pode ajudar a prevenir danos mais graves no futuro.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Interspecies metabolic transfer fuels methionine metabolism of Fusobacterium nucleatum to stimulate volatile methyl mercaptan production
Autores: Takeshi Hara, Akito Sakanaka, Richard J. Lamont, Atsuo Amano, Masae Kuboniwa
Publicação: mSystems
DOI: 10.1128/msystems.00764-23
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Bactérias

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.