20/01/2020

Ioga afeta mesmas estruturas do cérebro que atividades físicas

Redação do Diário da Saúde
Ioga afeta mesmas estruturas do cérebro que atividades físicas
Uma revisão da ciência sobre o assunto encontrou evidências de que a ioga aprimora muitas das mesmas estruturas e funções cerebrais que se beneficiam do exercício aeróbico.
[Imagem: Neha Gothe]

Ioga e saúde do cérebro

Uma revisão de todas as pesquisas científicas mais recentes sobre o assunto encontrou evidências de que a ioga aprimora muitas das mesmas estruturas e funções cerebrais que se beneficiam do exercício aeróbico.

A descoberta é intrigante porque, embora envolva posturas físicas definidas, a ioga não é de natureza aeróbica, o que indica que deve haver outros mecanismos atuando nos dois casos.

A revisão, publicada na revista Brain Plasticity, concentrou-se em 11 estudos científicos sobre a relação entre a prática de ioga e a saúde do cérebro.

Cinco dos estudos envolveram indivíduos sem experiência na prática de ioga em uma ou mais sessões por semana, durante um período de 10 a 24 semanas, comparando a saúde do cérebro no início e no final da intervenção. Os outros estudos mediram as diferenças cerebrais entre indivíduos que praticam ioga regularmente e aqueles que não praticam.

Cada um dos estudos usou técnicas de imagem cerebral, como ressonância magnética, ressonância magnética funcional ou tomografia computadorizada de emissão de fóton único.

Benefícios da hatha ioga

Todos os estudos selecionados envolviam a modalidade Hatha Yoga, que inclui movimentos corporais, meditação e exercícios respiratórios.

"Nesses 11 estudos, identificamos algumas regiões cerebrais que surgem consistentemente e, surpreendentemente, não são muito diferentes daquilo que vemos nas pesquisas sobre exercícios físicos," disse a professora Neha Gothe, uma das autoras da revisão. "Por exemplo, vemos aumentos no volume do hipocampo com a prática de ioga."

O hipocampo está envolvido no processamento da memória e é conhecido por diminuir de volume com a idade. Muitos estudos analisando os efeitos cerebrais do exercício aeróbico revelaram um aumento semelhante no tamanho do hipocampo. "É também a estrutura que é afetada pela primeira vez na demência e na doença de Alzheimer," disse Gothe.

Embora muitos dos estudos analisados sejam exploratórios e não conclusivos, no geral a ciência aponta para outras importantes alterações cerebrais associadas à prática regular de ioga, disse a pesquisadora Jessica Damoiseaux, coautora do estudo: "A amígdala, uma estrutura cerebral que contribui para a regulação emocional, tende a ser maior em praticantes de ioga do que em seus pares que não praticam ioga. O córtex pré-frontal, o córtex cingulado e as redes cerebrais, como a rede de modo padrão, também tendem a ser maiores ou mais eficientes naqueles que praticam ioga regularmente."

A descoberta de que a ioga pode ter efeitos no cérebro semelhantes ao exercício aeróbico é intrigante e merece mais estudos, ressalta Gothe: "A ioga não é de natureza aeróbica, então deve haver outros mecanismos que levem a essas alterações cerebrais. Até agora, nós não temos evidências para identificar quais são esses mecanismos."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Yoga Effects on Brain Health: A Systematic Review of the Current Literature
Autores: Neha P. Gothe, Imadh Khan, Jessica Hayes, Emily Erlenbach, Jessica Damoiseaux
Publicação: Brain Plasticity
Vol.: 5, no. 1, pp. 105-122
DOI: 10.3233/BPL-190084
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Atividades Físicas

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.