07/04/2020

Ivermectina: Remédio antiparasitário elimina vírus da covid-19 em 48 horas

Redação do Diário da Saúde
Ivermectina: Remédio antiparasitário elimina vírus da covid-19 em 48 horas
Um programa de inteligência artificial já identificou vários potenciais antivirais contra covid-19, que agora também estão sendo testados em laboratório.
[Imagem: Drugvirus.info]

Ivermectina

Cientistas australianos descobriram que um medicamento antiparasitário já disponível em todo o mundo pode matar o vírus SARS-CoV-2, o coronavírus que está causando a pandemia de covid-19.

O medicamento é a ivermectina, usada no tratamento de vários tipos de infestações por vermes e parasitas, entre elas a infestação por piolhos, sarna, oncocercose, estrongiloidíase, tricuríase, ascaridíase e filaríase linfática. De forma um tanto surpreendente, o medicamento também se mostrou capaz de atacar a infecção causado pelo vírus da covid-19.

Uma dose única do medicamento conseguiu interromper o crescimento do vírus SARS-CoV-2 em culturas de células, erradicando efetivamente todo o material genético do vírus em 48 horas.

O próximo passo será determinar a dosagem correta para humanos, o que contempla garantir que as doses que se mostraram capazes de eliminar efetivamente o vírus no tubo de ensaio sejam níveis seguros para humanos.

Mas, assim, como está ocorrendo no caso da cloroquina e demais antivirais promissores contra a covid-19, o uso da ivermectina no combate à covid-19 depende de testes pré-clínicos e ensaios clínicos.

Leon Caly e seus colegas da Universidade Monash alegaram ser necessário financiamento urgente para que eles possam prosseguir sua pesquisa rumo a esses ensaios.

Antiparasitário contra vírus

O antiparasitário ivermectina também já havia se mostrado eficaz em experimentos in vitro contra uma ampla gama de vírus, incluindo o HIV, dengue, influenza e zika.

"Nós descobrimos que mesmo uma dose única pode remover essencialmente todo o RNA viral em 48 horas e que, mesmo depois de 24 horas, houve uma redução realmente significativa [da carga viral]," disse a professora Kylie Wagstaff.

"A ivermectina é amplamente utilizada e vista como uma droga segura. Precisamos descobrir agora se a dose em que você pode usá-la em seres humanos será eficaz - esse é o próximo passo," acrescentou a pesquisadora.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The FDA-approved Drug Ivermectin inhibits the replication of SARS-CoV-2 in vitro
Autores: Leon Caly, Julian D. Druce, Mike G. Catton, David A. JansKylie, M. Wagstaff
Publicação: Antiviral Research
Vol.: 104787
DOI: 10.1016/j.antiviral.2020.104787
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Medicamentos

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.