05/01/2021

Jogo gratuito pretende fazer ponte entre inteligências humana e artificial

Redação do Diário da Saúde
Jogo gratuito pretende fazer ponte entre inteligências humana e artificial
O jogo gratuito é mais um esforço da chamada "ciência cidadã", em que pessoas de todo o mundo podem ajudar nos experimentos.
[Imagem: Marta Correia/Champalimaud Centre for the Unknown]

Jogo de inteligência

Cientistas estão lançando o Hexxed, um jogo gratuito para celular projetado para mapear a inteligência humana em todo o mundo.

Com poucas instruções, qualquer pessoa pode começar a resolver problemas complexos usando o jogo.

Por exemplo, como carregar o porta-malas de um carro com objetos diferentes que parecem superar a capacidade de carga; soluções para problemas assim estão no cerne da inteligência humana - sua natureza rápida e flexível.

Mas qual é o esquema cognitivo que nos permite criar estratégias novas e complexas? E por que é então difícil transferir essa capacidade para as nossas máquinas "inteligentes"?

O jogo Hexxed foi criado justamente para ajudar a responder a essas perguntas, e a equipe do Centro Champalimaud para o Desconhecido (Portugal) e da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) espera fazer isto com a ajuda de jogadores de todo o mundo, seguindo o conceito da "ciência cidadã".

Como a inteligência funciona

O jogo consiste em uma série de quebra-cabeças divertidos e desafiadores, projetados para fornecer uma visão única de como a inteligência humana funciona.

"O hexxed se junta a uma tendência global de 'Jogos da Ciência Cidadã', onde indivíduos em todo o mundo podem contribuir para descobertas científicas simplesmente jogando," disse Gautam Agarwal, um dos criadores do jogo.

Levar o experimento para fora do laboratório, de acordo com Agarwal, é a melhor maneira de reunir conjuntos de dados variados e grandes o suficiente para lidar com questões difíceis, como a forma como a idade e o histórico cultural moldam inúmeras formas de pensar.

"Os experimentos em condições de laboratório têm um número limitado de participantes e costumam ser repetitivos e enfadonhos. Em contraste, os jogos online podem ser jogados por um número irrestrito de pessoas em todo o mundo e inspiram os jogadores a participarem totalmente, imergindo-os em um fluxo de experiências," disse o pesquisador.

Inteligência Humana versus Inteligência de Máquina

E a diversidade dos dados vai ainda mais longe, já que a equipe planeja usar o jogo para aprender não apenas sobre a inteligência humana, mas também sobre a inteligência de máquina - os videogames são comumente usados para testar a capacidade da inteligência artificial, mas não têm se saído muito bem.

"A maioria dos jogos se enquadra em uma das duas categorias. Por um lado, há jogos desafiadores que só podem ser resolvidos com estratégias complexas. Isso resulta em abordagens de resolução de problemas que são difíceis de formular matematicamente e, portanto, difíceis de comparar entre os participantes. No outro extremo, você tem jogos simples que podem ser facilmente descritos matematicamente. Mas, então, eles não são desafiadores o suficiente para induzir esquemas inteligentes de resolução de problemas," explicou o professor Mattia Bergomi.

O Hexxed foi desenvolvido para fazer a ponte entre esses dois extremos: Ele é bastante desafiador, mas ainda pode ser descrito por construções matemáticas simples. "Este design único nos permitirá comparar as estratégias adotadas pelos humanos com as geradas pelas máquinas de forma sistemática e abrangente," concluiu Agarwal.

O aplicativo gratuito possui versões compatíveis para iphone e android. Mais informações podem ser obtidas no endereço http://hexxed.io.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Diversão

Neurociências

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.