03/11/2014

Jovens ouvem música acima do volume seguro

Com informações da Agência Brasil

Os jovens estão ouvindo música com fones de ouvido em volumes bem acima do que é considerado seguro.

A conclusão é de um estudo feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e pela Sociedade Brasileira de Otologia (SBO).

O estudo revela que os alunos pesquisados ouvem música a 92 decibéis (dB) em média, com picos até 109 dB. Uma furadeira pneumática, por exemplo, emite sons entre 100 dB e 105 dB. Uma avenida movimentada tem, em média, ruído de 85 dB.

"É urgente que sejam definidos limites de volume para os dispositivos móveis, e que os pais ou responsáveis conversem com as crianças e os jovens para destacar os riscos de perdas auditivas provocadas pelo som alto," destacou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Do total, 21 alunos afirmaram que ouvem música de duas a quatro horas diárias, tempo considerado excessivo para uso dos fones.

Os resultados do levantamento foram enviados às autoridades do Ministério da Educação e das secretarias de Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Audição

Diversão

Ergonomia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.