04/04/2022

Lâmpada de luz ultravioleta elimina bactérias do ar em minutos

Redação do Diário da Saúde
Lâmpada de luz ultravioleta elimina bactérias do ar em minutos
Esquemas da configuração da câmara de bioaerossol mostrando as dimensões da sala, a posição das lâmpadas, a fonte de patógenos e o ponto de coleta (topo).
[Imagem: Ewan Eadie et al. - 10.1038/s41598-022-08462-z]

Luz ultravioleta distante

Um novo tipo de luz ultravioleta que é segura para as pessoas levou menos de cinco minutos para reduzir o nível de micróbios no ar interno de uma residência em mais de 98%.

Mesmo enquanto novos micróbios continuavam sendo pulverizados na sala, o nível permaneceu muito baixo enquanto as luzes estavam acesas.

Isto indica que essa luz especial, provinda de lâmpadas instaladas no teto, pode ser uma tecnologia passiva altamente eficaz para reduzir a transmissão de pessoa para pessoa de doenças mediadas pelo ar, como a covid e a gripe, e diminuir o risco da próxima pandemia.

As luzes testadas emitem luz no espectro UVC distante, com comprimentos de onda na faixa dos 200 nanômetros.

"A UVC distante reduz rapidamente a quantidade de micróbios ativos no ar interno para quase zero, tornando o ar interno essencialmente tão seguro quanto o ar externo," disse o professor David Brenner, da Universidade de Colúmbia (EUA). "Usar essa tecnologia em locais onde as pessoas se reúnem em ambientes fechados pode potencialmente evitar a próxima pandemia."

"A luz UVC-distante é simples de instalar, é barata, não precisa que as pessoas mudem seu comportamento e, acima de tudo, é uma maneira segura de evitar a transmissão de qualquer vírus, incluindo o vírus covid e suas variantes, bem como gripe e também quaisquer possíveis vírus pandêmicos futuros," acrescentou Brenner.

Lâmpadas UVC eliminam bactérias

Durante o experimento, um pulverizador ficou emitindo continuamente uma névoa de aerossol contendo a bactéria S. aureus na sala. Essa bactéria foi escolhida porque é um pouco menos sensível à luz UVC distante do que os coronavírus, fornecendo aos pesquisadores um modelo adequadamente conservador.

Quando a concentração de micróbios na sala se estabilizou, os pesquisadores ligaram as lâmpadas UVC distante, compradas no comércio.

Em uma intensidade baseada no limite regulatório de exposição à luz UVC distante, estabelecido pela Conferência Norte-Americana de Higienistas Industriais Governamentais, as lâmpadas inativaram mais de 98% das bactérias transportadas pelo ar em apenas cinco minutos. O baixo nível de micróbios viáveis foi mantido ao longo do tempo, embora os micróbios continuassem a ser pulverizados na sala.

"Nossos testes produziram resultados espetaculares, excedendo em muito o que é possível apenas com ventilação," disse o pesquisador Kenneth Wood. "Em termos de prevenção da transmissão de doenças transmitidas pelo ar, as luzes UVC distante podem tornar os locais internos tão seguros quanto estar ao ar livre no campo de golfe em um dia de vento."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Far-UVC (222 nm) efficiently inactivates an airborne pathogen in a room-sized chamber
Autores: Ewan Eadie, Waseem Hiwar, Louise Fletcher, Emma Tidswell, Paul O’Mahoney, Manuela Buonanno, David Welch, Catherine S. Adamson, David J. Brenner, Catherine Noakes, Kenneth Wood
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 12, Article number: 4373
DOI: 10.1038/s41598-022-08462-z
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Bactérias

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.