01/10/2018

Mecanocêuticos: Medicamentos que tratam dor usando força mecânica

Redação do Diário da Saúde
Mecanocêuticos: Força magnética é usada para tratar a dor
Um ímã manipula as partículas magnéticas para controlar os neurônios que disparam a dor.
[Imagem: UCLA Samueli Engineering]

Mecanocêuticos

Você está acostumado aos remédios de ingerir e pode não gostar muito daqueles de injetar, mas todos são remédios químicos.

Pois talvez logo você comece a ouvir falar de "medicamentos mecânicos".

Um material semelhante a um gel, contendo minúsculas partículas magnéticas, mostrou-se eficiente para controlar a dor crônica causada por doença ou por lesão.

Em linhas gerais, o material demonstra o uso de forças biomecânicas que empurram e puxam as células para tratar doenças.

"Grande parte da medicina moderna se concentra no uso de produtos farmacêuticos para fazer mudanças químicas ou moleculares no corpo para tratar doenças. No entanto, avanços recentes no controle de forças em escalas pequenas abriram uma nova ideia de tratamento - usar a força física para dar o pontapé inicial em mudanças úteis dentro das células. Há um longo caminho a percorrer, mas este trabalho inicial mostra que esse caminho em direção aos chamados 'mecanocêuticos' é promissor," disse o professor Dino Di Carlo, da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Força contra a dor

Os pesquisadores usaram as pequenas partículas magnéticas dentro do gel para controlar proteínas celulares que respondem à estimulação mecânica e que controlam o fluxo de determinados íons. Essas proteínas ficam na membrana da célula e desempenham um papel nas sensações de toque e dor.

"Nossos resultados mostram que, através da exploração da 'homeostase da rede neural', que é a ideia de levar um sistema biológico de volta a um estado estável, é possível diminuir os sinais de dor através do sistema nervoso. Em última análise, isso poderia levar a novas formas de proporcionar alívio da dor terapêutica," disse o pesquisador Andy Kah Tay.

Gel magnetizado

Para fabricar o gel magnetizado, a equipe começou com um polímero, o ácido hialurônico, um material encontrado naturalmente na medula espinhal e no cérebro, que ajuda a fornecer suporte estrutural às células nessas partes do corpo. O material também é produzido artificialmente e usado em cosméticos e produtos de beleza como preenchimento e barreira contra umidade.

A seguir, esse gel biocompatível recebe as minúsculas partículas magnéticas e um tipo de célula neural primária - os neurônios do gânglio da raiz dorsal. Em testes de laboratório, um campo magnético gerou uma força de tração nas partículas, que foi transmitida através do gel para as células incorporadas.

As forças mecânicas induzidas magneticamente levaram a um aumento nos íons de cálcio nos neurônios. Esse influxo de íons indica que os neurônios responderam às forças. Ao aumentar a força constantemente ao longo do tempo, os neurônios se adaptaram à estimulação contínua, reduzindo os sinais de dor.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Dores Crônicas

Sistema Nervoso

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.