30/10/2018

Medicina Bioeletrônica: Aparelho recupera nervos e se dissolve

Do Site Inovação Tecnológica
Medicina Bioeletrônica: Aparelho recupera nervos e se dissolve
O "remédio bioeletrônico" é absorvido naturalmente pelo corpo depois de cumprir sua função.
[Imagem: Northwestern University]

Remédio eletrônico

O primeiro exemplo de "medicina bioeletrônica" é um dispositivo sem fio, biodegradável e implantável, projetado para acelerar a regeneração e melhorar a cicatrização de nervos danificados.

O aparelho administra pulsos de eletricidade regulares aos nervos periféricos danificados após um processo de reparo cirúrgico, acelerando o recrescimento dos nervos e melhorando a recuperação final da força e do controle muscular.

Do tamanho de uma moeda e com a espessura de uma folha de papel, o dispositivo funcionou em animais de laboratório por cerca de duas semanas, antes de ser absorvido naturalmente pelo corpo.

Esse tipo de tecnologia, que os pesquisadores chamam de medicina bioeletrônica, visa fornecer terapia e tratamento durante um período de tempo clinicamente relevante e diretamente no local onde é necessário, reduzindo assim os efeitos colaterais ou riscos associados aos medicamentos químicos e aos implantes permanentes convencionais.

"Esses sistemas fornecem uma função ativa e terapêutica em um formato dosado e programável, e então desaparecem naturalmente no corpo, sem deixar vestígios. Essa abordagem da terapia permite pensar em opções que vão além das drogas e da química," disse o professor John Rogers, da Universidade Northwestern, nos EUA.

Medicina bioeletrônica

A expectativa é que essas tecnologias transientes - aparelhos que se degradam no corpo após cumprir sua função - poderão futuramente complementar ou substituir tratamentos farmacêuticos para uma variedade de condições médicas.

Embora o aparelho agora apresentado não tenha sido ainda testado em seres humanos, as descobertas são promissoras como uma opção terapêutica futura para pacientes com lesão nervosa, disse Rogers.

Fonte: Aparelho bioeletrônico dissolve no corpo após recuperar nervos

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biotecnologia

Equipamentos Médicos

Biochips

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.