23/07/2018

Médicos alertam sobre superbactéria transmitida sexualmente

Com informações da Agência Brasil

Superbactéria

A Associação Britânica de Saúde Sexual e HIV (BASHH, na sigla em inglês) emitiu um alerta para uma infecção sexualmente transmissível que se alastra pelo mundo, causada por mais uma candidata a "superbactéria" - superbactérias são patógenos que não são destruídos pelos antibióticos comuns.

A contaminação com a Mycoplasma genitalium (MG) ocorre em relações sexuais sem o uso de preservativo.

Por ser uma doença ainda pouco conhecida, nem sempre há testes para diagnóstico preciso e nem tampouco medicamentos específicos - os médicos e cientistas ainda não tiveram tempo para obter maiores informações sobre a bactéria.

Segundo a entidade, se medidas urgentes não forem tomadas, a MG pode se tornar uma superbactéria em dez anos. Atualmente, uma em cada 100 pessoas infectadas pode não responder ao tratamento.

Segundo a análise, os dados preocupam porque a não reação ao tratamento pode levar até 3 mil mulheres por ano a terem doença inflamatória pélvica (DIP) causada por MG e com risco de infertilidade.

Mycoplasma genitalium

A MG provoca sintomas semelhantes aos da clamídia - doença sexualmente transmissível também por bactéria que provoca dores, inflamação pélvica e corrimento nas mulheres. No caso dos homens, ela provoca ardência ao urinar e secreção, além de inflamação dos órgãos internos.

O problema é que a bactéria é mais resistente ao tratamento e, se não tratada, pode levar à infecção dos órgãos reprodutivos e causar infertilidade.

De acordo com especialistas, homens e mulheres correm risco de serem contaminados pela MG quando fazem sexo desprotegido, sem o uso de preservativo. A contaminação pode ocorrer por via oral, vaginal e anal.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Bactérias

Sexualidade

Reprodução Assistida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.