05/04/2021

Meditação para professores reduz esgotamento e melhora resiliência

Redação do Diário da Saúde
Meditação para professores reduz esgotamento e melhora resiliência
Este gráfico mostra reduções significativas na exaustão emocional e no estresse percebido por professores que praticaram meditação durante um período de quatro meses.
[Imagem: Center for Wellness and Achievement in Education]

Meditação contra esgotamento

Professores que participaram de um programa de desenvolvimento baseado em meditação - utilizando a técnica Meditação Transcendental - tiveram melhorias significativas em exaustão emocional (o principal fator no esgotamento), resiliência (capacidade de se recuperar ou superar os problemas que aparecem), estresse percebido, fadiga e depressão.

"Os professores estão sob altos níveis de estresse, pois todos os dias são solicitados a dar suporte ao aprendizado de seus alunos em meio a inúmeros desafios," comentou o pesquisador Laurent Valosek, principal autor do estudo. "Este estudo demonstra os benefícios da meditação para fortalecer a saúde física e mental dos professores."

Estima-se que 70% dos profissionais estejam sob estresse constante, com mais de 20% experimentando esgotamento. Os professores, em particular, enfrentam demandas diárias significativas, estresse e fadiga devido aos desafios em sala de aula e outras atividades profissionais.

Meditação para professores

O estudo randomizado, envolvendo 78 professores, descobriu que aqueles que praticaram a técnica da Meditação Transcendental durante um período de quatro meses experimentaram melhorias significativas nas avaliações de saúde mental, física e emocional.

Essas descobertas são consistentes com pesquisas anteriores sobre a meditação, mostrando benefícios relacionados à redução do estresse e à saúde emocional. Mas este foi o primeiro estudo a investigar os efeitos de um programa de desenvolvimento de professores baseado na meditação sobre o esgotamento e a resiliência, dois fatores-chave associados à saúde mental geral.

O fator que teve a mais forte melhoria com a meditação foi a exaustão emocional (o principal fator no esgotamento). Além disso, os pesquisadores também encontraram melhorias na resiliência, na sensação de estresse, na fadiga e na depressão.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Meditation Effective in Reducing Teacher Burnout and Improving Resilience: A Randomized Controlled Study
Autores: Valosek Laurent, Wendt Staci, Link Jan, Abrams Allan, Hipps Jerry, Grant James, Nidich Randi, Loiselle Marie, Nidich Sanford
Publicação: Frontiers in Education
DOI: 10.3389/feduc.2021.627923
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Trabalho e Emprego

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.