20/07/2020

Meditação reduz risco cardiovascular

Redação do Diário da Saúde
Meditação reduz risco cardiovascular
Mais recentemente, têm chamado a atenção as evidências de que a meditação pode trazer benefícios sociais em larga escala.
[Imagem: Benjamin Balazs/Pixabay]

Meditação para o coração

Inúmeros estudos têm mostrado que a meditação pode ter efeitos benéficos em várias condições, incluindo problemas cardiovasculares.

A força das evidências levou a Associação Norte-Americana do Coração, em 2017, a lançar uma "declaração científica" sugerindo que a meditação pode ser benéfica para a redução do risco cardiovascular.

O professor Chayakrit Krittanawong, da Faculdade Baylor de Medicina (EUA), decidiu verificar isso em um grande banco de dados nacional com mais de 61.000 participantes do setor militar, incluindo suas famílias. Desses, quase 6.000 (cerca de 10%) disseram ter participado de alguma forma de meditação.

O objetivo de Krittanawong era procurar mais evidências sobre como a meditação afeta o risco cardiovascular.

O que a equipe descobriu é que as pessoas que meditavam apresentaram taxas mais baixas de colesterol, menor incidência de pressão alta e menor número de casos de diabetes, derrame e doença arterial coronariana - tudo em comparação com aquelas que não meditavam.

A maior diferença apareceu na doença arterial coronariana. Pessoas que meditavam apresentaram 51% menos chances de ter a doença.

A presença dos outros riscos cardiovasculares no grupo de meditação - em comparação com o grupo de não meditação - foi de 65% para colesterol alto, 70% para diabetes, 76% para derrame e 86% para pressão alta.

Os pesquisadores controlaram outros fatores ligados ao risco cardiovascular, como idade, sexo, tabagismo e índice de massa corporal. Após o ajuste para esses fatores, o efeito da meditação ainda se mostrou estatisticamente significativo.

Existem muitos tipos de meditação. A maioria se concentra na atenção e na conscientização do momento presente, da respiração etc., mas a equipe não fez separações sobre as técnicas usadas pelos voluntários.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Meditation and Cardiovascular Health in the US
Autores: Chayakrit Krittanawong, Anirudh Kumar, Zhen Wang, Bharat Narasimhan, Hani Jneid, Salim S.Virani, Glenn N. Levine
Publicação: American Journal of Cardiology
DOI: 10.1016/j.amjcard.2020.06.043
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Coração

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.