Amadurecimento precoce
Os meninos estão entrando na puberdade até dois anos antes do que se pensava.
O estudo, realizados nos EUA, analisou as características de 4 mil crianças e adolescentes.
Em média, os meninos brancos e hispânicos estão atingindo a puberdade aos 10,4 anos, enquanto os negros começam a adolescência ainda mais cedo, aos 9,4 anos.
As idades anteriormente documentadas como marcando o início da puberdade eram de 11,5 anos para meninos brancos e hispânicos, e 11 anos para os negros.
Essas mudanças têm sido observadas em estudos realizados com meninas, mas é a primeira vez que se pesquisou o início da adolescência masculina.
Sem consequências
Especialistas avaliam que a descoberta pode ser importante para a adoção de novas estratégias de saúde pública, embora não seja claro se a chegada da adolescência mais cedo tenha qualquer consequência.
"Isso é de extrema importância não só para os pediatras como para especialistas de saúde pública e pais. Acompanhar as alterações no crescimento e desenvolvimento é uma parte importante da análise da saúde das crianças," afirmou a médica Marcia Herman-Giddens, uma das autoras do estudo.
"Se é verdade que as crianças estão começando a puberdade cada vez mais cedo, ainda não está claro se isso representa algo negativo ou tem implicações de longo prazo", disse o médico William Adelman, membro da Comissão da Adolescência da AAP.
Obesidade e produtos químicos
O estudo, publicado na revista Pediatrics, não detalha quais as causas das mudanças.
Várias teorias tentam explicar o avanço no início da puberdade de meninos e meninas, desde os altos níveis de obesidade até produtos químicos presentes nos alimentos que podem interferir na produção dos hormônios.
Mas os pesquisadores observam que ainda é preciso realizar mais estudos para identificar melhor as causas do fenômeno e entender melhor por que as crianças estão amadurecendo sexualmente mais rápido.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Sexualidade | Cuidados com a Pele | Saúde do Homem | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.