21/09/2022

Mentiras são mais comuns pelo computador do que pelo celular

Com informações da The Conversation
Mentiras são mais comuns pelo computador do que pelo celular
Estes resultados confirmam pesquisas anteriores de que somos mais propensos a mentir no ambiente profissional do que no ambiente doméstico .
[Imagem: Terri R. Kurtzberg et al. - 10.1108/IJCMA-10-2021-0157]

Mentira e tecnologia

Você acreditaria se alguém lhe dissesse que as pessoas falam mais mentiras quando usam o computador do que quando usam o celular?

Pois é justamente isso o que acabam de demonstrar Terri Kurtzberg e seus colegas da Universidade Rutgers (EUA).

Segundo os pesquisadores, isso comprova que os dispositivos eletrônicos que usamos moldam nosso comportamento, o que tem impacto não apenas para nos conhecermos melhor, mas também em diversas situações, de relacionamentos a negócios.

"Nosso primeiro de uma série planejada de estudos foi uma versão do que os economistas chamam de jogo do ultimato. Em um exercício de pegar ou largar, um jogador é informado de que receberá uma certa quantia em dinheiro que ele deve dividir com um parceiro. Mas ele pode dizer ao parceiro o que quiser sobre a soma total e quanto está disposto a oferecer, o que abre espaço para que ele minta e mantenha mais do dinheiro para si mesmo. No entanto, o parceiro deve concordar com a quantia oferecida para que qualquer um deles receba a sua parte," explicou Kurtzberg.

No primeiro experimento, os voluntários - 137 estudantes de pós-graduação - deviam imaginar que dividiriam US$ 125 com um colega, caso o parceiro designado aleatoriamente concordasse com o acordo. Metade deles usava um notebook e a outra metade participou com seu celular.

Embora a grande maioria dos participantes tenha mentido pelo menos um pouco, os usuários de notebook foram muito mais propensos a mentir: 82% dos participantes com notebook mentiram, em comparação com 62% dos usuários de celular. Além disso, em média, eles alegaram que a soma a ser distribuída era US$ 20 menor do que o valor real.

Em um segundo experimento o resultado se repetiu, com os usuários de notebook reduzindo o preço justo de uma venda significativamente mais do que os usuários de celulares.

Tecnologia e comportamento ético

Dado que os dois aparelhos têm capacidades técnicas quase idênticas, mentir mais em um deles causou surpresa aos cientistas, destacando o impacto psicológico da tecnologia.

"Para descobrir o que está acontecendo, perguntamos aos participantes de um estudo separado sobre suas associações com cada dispositivo [notebook e celular] e encontramos um padrão consistente. Os telefones desencadearam associações de amigos e familiares, e os notebooks levaram a pensamentos de trabalho, sucesso e realizações - que pesquisas anteriores mostraram que podem desencadear comportamentos antiéticos," explicou o pesquisador.

A conclusão da equipe é que o uso da tecnologia pelas pessoas na tomada de decisões pode mudar de forma sutil, mas fundamental, a maneira como nossos cérebros funcionam e como nos comportamos eticamente.

"Nossa pesquisa mostra a necessidade contínua de avaliar como as ferramentas tecnológicas são usadas em ambientes reais, incluindo as mudanças inconscientes que esses dispositivos podem ter nas decisões diárias e nos padrões éticos, concluiu Kurtzberg.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Deception by device: are we more self-serving on laptops or cell phones?
Autores: Terri R. Kurtzberg, Charles E. Naquin, Mason Ameri
Publicação: International Journal of Conflict Management
Vol.: 33 Issue 4
DOI: 10.1108/IJCMA-10-2021-0157
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Comportamento

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.