10/03/2016

Metabólito da carne vermelha associado com insuficiência cardíaca aguda

Redação do Diário da Saúde
Metabólito da carne vermelha associado com insuficiência cardíaca aguda
O mundo paga um preço alto demais pela carne barata. Por isso os especialistas recomendam: "Pensem verde e comam menos carne vermelha."
[Imagem: Mikael Andersson/Plainpicture/NewScientist]

Óxido de trimetilamina

A carne vermelha é uma importante fonte do metabólito óxido de trimetilamina, mais conhecido como TMAO (TriMetilAmina n-Óxido).

E pacientes com insuficiência cardíaca aguda frequentemente apresentam altos níveis do TMAO.

"Nosso estudo mostra que níveis mais elevados de TMAO, um metabólito de carnitina derivada da carne vermelha, estão associados a piores resultados [em tratamentos para] insuficiência cardíaca aguda, uma das principais doenças do coração.

"Esta via metabólica fornece uma possível ligação entre a forma como a carne vermelha está associada com as doenças cardíacas," explicou o professor Toru Suzuki, da Universidade de Leicester (Reino Unido).

Crônica e aguda

A carne vermelha, o que tem sido associada com doenças cardiovasculares em vários estudos, é uma fonte de L-carnitina que é decomposta por bactérias do intestino para formar TMAO.

Em estudos anteriores, o óxido de trimetilamina foi associado com maior risco de mortalidade em condições de insuficiência cardíaca crônica, mas esta associação na insuficiência cardíaca aguda ainda era desconhecida.

O professor Suzuki mediu os níveis de TMAO na circulação sanguínea de aproximadamente 1.000 pacientes internados nos hospitais da Universidade de Leicester com quadros de insuficiência cardíaca aguda, mas que não apresentavam um quadro crônico anterior da doença.

Insuficiência cardíaca aguda

A insuficiência cardíaca aguda é uma condição com alta mortalidade e morbidade, e há vários estudos sugerindo o envolvimento do microbioma intestinal e da dieta nos resultados dos tratamentos.

"Observamos níveis mais elevados do metabólito oxidado TMAO nos pacientes com insuficiência cardíaca aguda que morreram ou que tiveram uma readmissão no hospital com o mesmo problema no período de um ano," disse o Professor Suzuki.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.