21/11/2022

Implantes médicos de metal líquido poderão se dissolver no corpo depois de usados

Redação do Diário da Saúde
Metal líquido biocompatível pode tornar implantes médicos biodegradáveis
Primeiros protótipos construídos pela equipe com metal líquido biocompatível.
[Imagem: MIT]

Implantes biodegradáveis

Dispositivos médicos que servem a um propósito de forma robusta, e depois se decompõem ao longo do tempo, eliminando cirurgias de retirada, são extremamente desejáveis, com aplicações que vão desde a administração de medicamentos até o monitoramento de saúde em tempo integral.

É o caso principalmente de implantes dentro do corpo, como stents, grampos ou depósitos de medicamentos, que poderiam se degradar com segurança e sob demanda quando não forem mais necessários.

Em busca de um material resistente e durável que também possa se dissolver após o uso, pesquisadores se voltaram para um candidato inesperado: Metais líquidos.

Vivian Feig e seus colegas de várias instituições identificaram uma liga metálica eutética, formada pelos elementos químicos índio e gálio (EGaIn), como um metal ideal para aplicação biomédica.

Metal líquido biocompatível pode tornar implantes médicos biodegradáveis
Esquema e experimento de biodegradação controlada do metal líquido.
[Imagem: Vivian Feig et al. - 10.1002/adma.202208227]

Metal líquido

A equipe investigou a biodegradação do EGaIn em quatro partes: Iniciando a fragilização, controlando o comportamento de dissolução, demonstrações de potenciais usos biomédicos e biocompatibilidade.

Usando esses quatro ângulos de investigação, eles encontraram uma formulação funcional de EGaIn que consegue funcionar como um metal que pode ser ativado para fornecer propriedades funcionais e um fim de vida controlável.

"Nós agora podemos tirar proveito das excelentes propriedades mecânicas dos metais para fazer dispositivos biomédicos altamente duráveis, e ainda ser capazes de dissolvê-los sob demanda sem exigir procedimentos de recuperação invasivos, como cirurgias," disse Feig.

"Esta capacidade pode melhorar o potencial translacional de tecnologias como sistemas de entrega de medicamentos ingeríveis a longo prazo, stents metálicos e grampos de tecidos metálicos. Olhando adiante, estamos animados para explorar se podemos estender esse mecanismo de ativação ativo para outros metais que são mais comumente usados na prática clínica, como o titânio," concluiu a pesquisadora.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Actively-Triggerable Metals via Liquid Metal Embrittlement for Biomedical Applications
Autores: Vivian Feig, Eva Remlova, Benjamin Muller, Johannes L P Kuosmanen, Nikhil Lal, Anna Ginzburg, Kewang Nan, Ashka Patel, Ahmad Mujtaba Jebran, Meghana Prabhu Bantwal, Niora Fabian, Keiko Ishida, Joshua Jenkins, Jan-Georg Rosenboom, Sanghyun Park, Wiam Madani, Alison Hayward, Giovanni Traverso
Publicação: Advanced Materials
DOI: 10.1002/adma.202208227
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Cirurgias

Nanotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.