25/06/2021

Mistério bioquímico: Metais encontrados nos cérebros de pacientes com Alzheimer

Redação do Diário da Saúde
Mistério bioquímico: Metais encontrados nos cérebros de pacientes com Alzheimer
É a primeira vez que se encontra metais elementares no cérebro humano.
[Imagem: James Everett et al. - 10.1126/sciadv.abf6707]

Metais elementares

Químicos descobriram os elementos ferro e cobre puros - não oxidados e fora de compostos - em amostras do cérebro de pacientes que morreram de Alzheimer.

Mas do que surpreendente, a descoberta muda o que a ciência conhece sobre a bioquímica humana.

Até hoje, só se conhecia a ocorrência desses dois metais no cérebro humano na forma de íons, que são átomos eletricamente carregados. Mas imagens usando radiação síncrotron revelaram agora a existência de ferro e cobre elementais.

"Essas formas de metal nunca foram vistas na biologia humana," disse o professor Neil Telling, da Universidade Keele (Reino Unido), que liderou o estudo. "Estamos vendo algo além do que entendemos sobre o mundo bioquímico."

Ferro e cobre no cérebro

Metais como o cobre e o ferro, em suas formas iônicas, são essenciais para o funcionamento do corpo humano, inclusive das funções cerebrais, mas nada se sabe sobre o eventual papel desses metais na forma elementar.

Assim, a equipe está cautelosa quanto às possíveis interpretações de como os metais chegaram ao cérebro e de um possível impacto nas doenças neurodegenerativas. "Neste estágio, fizemos uma observação e reunimos um conjunto de mecanismos plausíveis", resumiu a professora Joanna Collingwood, da Universidade de Warwick.

Em outras palavras, ainda não se sabe se os dois metais fazem parte da biologia normal e nunca haviam sido notados, se chegaram ao cérebro devido ao Alzheimer, ou se foram de alguma forma "metabolizados" pelo próprio cérebro doente.

O primeiro passo para tentar elucidar essas questões consistirá em usar os mesmos instrumentos de radiação síncrotron para estudar amostras de cérebros de pessoas não acometidas por Alzheimer.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Biogenic metallic elements in the human brain?
Autores: James Everett, Frederik Lermyte, Jake Brooks, Vindy Tjendana-Tjhin, Germán Plascencia-Villa, Ian Hands-Portman, Jane M. Donnelly, Kharmen Billimoria, George Perry, Xiongwei Zhu, Peter J. Sadler, Peter B. O’Connor, Joanna F. Collingwood, Neil D. Telling
Publicação: Science Advances
Vol.: 7, no. 24, eabf6707
DOI: 10.1126/sciadv.abf6707
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Neurociências

Memória

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.