10/03/2012

Mulheres podem mudar de humor escolhendo a roupa certa

Redação do Diário da Saúde
Mulheres podem mudar de humor escolhendo a roupa certa
O jeans azul é a roupa preferida pelas mulheres que estão em baixa ou deprimidas.
[Imagem: Wikimedia/Robert McDon]

Jeans azul para aqueles dias

Se você é mulher, provavelmente escolhe uma roupa no guarda-roupa logo pela manhã, muitas vezes achando que não está dando tanta importância para isso.

Mas o fato é que sua escolha estará sendo fortemente afetada pelo seu humor.

E, agora vem a surpresa, uma das roupas mais presentes no guarda-roupas de pessoas do mundo inteiro - o jeans azul - é a preferida pelas mulheres que estão se sentindo deprimidas.

Esta foi a constatação feita pela equipe da Dra Karen Pine, da Universidade Hertfordshire, no Reino Unido, depois de entrevistar mulheres de 21 a 64 anos.

Roupa preferida

O estudo demonstrou que a roupa que as mulheres escolhem para vestir é fortemente dependente do seu estado emocional.

Mais da metade delas preferiu o jeans azul quando estava se sentido deprimida.

E somente um terço delas vestiria jeans azul em um dia em que está se sentido feliz.

Em um dia de humor em baixa também é muito mais provável que uma mulher vá escolher um top folgado - 57% delas escolheram essa peça quando se sentiam deprimidas, contra apenas 22% das que estavam se sentindo felizes.

Menos surpresa causa o fato de que as mulheres têm uma propensão 10 vezes maior de escolher sua roupa preferida quanto estão felizes (62%) do que quando estão deprimidas (6%).

Mudar de roupa para mudar de humor

Os psicólogos concluem que a forte conexão entre humor e vestuário sugere que devemos usar roupas que associamos com felicidade quando estamos nos sentindo em baixa.

"Este estudo mostra que a roupa que usamos não influencia apenas os outros, ela reflete e influencia o humor da pessoa que a está vestindo também," diz a Dra. Pine.

"Muitas mulheres neste estudo sentiam que poderiam alterar seu humor mudando o que estavam vestindo. Isto demonstra a força psicológica do vestuário e como as escolhas certas podem influenciar a felicidade de uma pessoa," conclui a pesquisadora.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Comportamento

Saúde da Mulher

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.