25/01/2024

Nanorrobôs reduzem tumores da bexiga em 90%

Redação do Diário da Saúde
Nanorrobôs reduzem tumores de bexiga em 90%
Estes são os nanorrobôs autopropelidos, levando os medicamentos diretamente ao tumor.
[Imagem: Cristina Simó et al. - 10.1038/s41565-023-01577-y]

Nanorrobôs contra o câncer

Apesar da sua taxa de mortalidade relativamente baixa, o câncer da bexiga é um dos cânceres dos mais caros de se curar porque quase metade dos tumores da bexiga reaparecem dentro de 5 anos, exigindo monitoração contínua do paciente, visitas frequentes ao hospital e a repetição dos tratamentos.

Em busca de alternativas terapêuticas mais eficazes, que possam evitar essa recorrência do câncer, Cristina Simó e colegas da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) partiram para uma abordagem de alta tecnologia.

Simó desenvolveu "nanorrobôs", neste caso pequenas esferas autopropelidas que navegam pelo corpo humano levando consigo partículas ainda menores contendo os medicamentos. A vantagem é que os nanorrobôs podem ser direcionados até o tumor, depositando a quimioterapia no local preciso, o que traz melhores efeitos e ainda evita a maior parte dos efeitos colaterais.

Essas minúsculas nanomáquinas consistem em uma esfera porosa feita de sílica. Suas superfícies carregam diversos componentes com funções específicas, entre elas a enzima urease, uma proteína que reage com a ureia encontrada na urina, permitindo que a nanopartícula se impulsione. Outro componente crucial é o iodo radioativo, um radioisótopo comumente utilizado para o tratamento localizado de tumores.

"Com uma dose única, observamos uma diminuição de 90% no volume do tumor. Isto é significativamente mais eficiente, uma vez que os pacientes com este tipo de tumor normalmente têm de 6 a 14 consultas hospitalares com os tratamentos atuais. Tal abordagem de tratamento aumentaria a eficiência, reduzindo a duração da hospitalização e os custos do tratamento," contou o professor Samuel Sánchez, coordenador da equipe.

Nanorrobôs reduzem tumores de bexiga em 90%
Os nanorrobôs chegam a todas as paredes da bexiga, sem precisar que o paciente fique se mexendo.
[Imagem: Cristina Simó et al. - 10.1038/s41565-023-01577-y]

Só no lugar certo

Em pesquisas anteriores, os cientistas confirmaram que a capacidade de autopropulsão dos nanorrobôs lhes permitiu alcançar todas as paredes da bexiga. Esta característica é vantajosa em relação ao procedimento atual onde, após a administração do tratamento diretamente na bexiga, o paciente deve mudar de posição a cada meia hora para garantir que o medicamento atinja todas as paredes.

Agora eles foram além, comprovando que as nanopartículas se acumulam especificamente no tumor.

"O inovador sistema óptico que desenvolvemos nos permitiu eliminar a luz refletida pelo próprio tumor, permitindo-nos identificar e localizar nanopartículas espalhadas pelo órgão sem marcação prévia, com uma resolução sem precedentes. Nós observamos que os nanorrobôs não só atingiram o tumor, como também entraram nele, potencializando a ação do radiofármaco," explicou Julien Colombelli, membro da equipe.

Os pesquisadores criaram uma empresa de base tecnológica para tentar colocar a tecnologia no mercado.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Radionuclide therapy with accumulated urease-powered nanobots reduces bladder tumor size in an orthotopic murine model
Autores: Cristina Simó, Meritxell Serra-Casablancas, Ana C. Hortelao, Valerio Di Carlo, Sandra Guallar-Garrido, Sandra Plaza-García, Rosa Maria Rabanal, Pedro Ramos-Cabrer, Balbino Yagüe, Laura Aguado, Lídia Bardia, Sébastien Tosi, Vanessa Gómez-Vallejo, Abraham Martín, Tania Patiño, Esther Julián, Julien Colombelli, Jordi Llop, Samuel Sánchez
Publicação: Nature Nanotechnology
DOI: 10.1038/s41565-023-01577-y
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Câncer

Quimioterapia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.