15/09/2025

Nanorrobôs guiados magneticamente curam sensibilidade dentária

Redação do Diário da Saúde
Nanorrobôs guiados magneticamente curam sensibilidade dentária
Os nanorrobôs são simples partículas magnéticas, que são guiadas para tapar os túbulos que chegam nas terminações nervosas.
[Imagem: Shanmukh Peddi et al. - 10.1002/advs.202507664]

Biocerâmica

Você trocaria o seu creme dental por nanorrobôs, que entrem pela sua boca adentro para tratar sensibilidade nos dentes?

Esta é justamente a proposta de Shanmukh Peddi e colegas do Instituto Indiano de Ciências, que criaram nanorrobôs magnéticos que podem penetrar profundamente nos túbulos dentinários, pequenos túneis nos dentes que levam às terminações nervosas.

Esses nanorrobôs podem então formar selos duráveis para o esmalte desgastado, oferecendo alívio duradouro da sensibilidade em apenas uma aplicação.

A cura não é feita exatamente por robôs, devendo-se na verdade a uma classe completamente nova de cimento biocerâmico usada para compor essas nanopartículas.

Embora as biocerâmicas sejam amplamente utilizadas em ortopedia e odontologia por suas propriedades mineralizantes, a equipe desenvolveu uma solução sob medida para hipersensibilidade, o que exige uma formulação que possa penetrar mais profundamente e durar mais.

Nanorrobôs guiados magneticamente curam sensibilidade dentária
Modo de aplicação das nanopartículas biocerâmicas.
[Imagem: Shanmukh Peddi et al. - 10.1002/advs.202507664]

Hipersensibilidade dentária

A hipersensibilidade dentária ocorre quando túbulos microscópicos na dentina - a camada abaixo do esmalte - ficam expostos devido à erosão do dente ou à retração gengival. Esses minúsculos túbulos levam diretamente às terminações nervosas, razão pela qual até mesmo um gole de água fria pode causar uma dor repentina e lancinante.

A maioria das soluções atuais, como cremes dentais dessensibilizantes, oferece apenas um alívio superficial e precisa ser reaplicada regularmente.

Os nanorrobôs cerâmicos são diferentes. Essas partículas magnéticas de 400 nanômetros de diâmetro são carregadas com uma fórmula biocerâmica à base de silicato de cálcio. Inseridas na boca, elas então são guiadas por um campo magnético até percorrer os túbulos expostos, podendo atingir profundidades de até 300 a 500 micrômetros dentro dos túbulos.

Uma vez lá, os robôs grudam uns nos outros, criando tampões estáveis, semelhantes a cimento, que bloqueiam os túbulos e recriam uma vedação durável que imita o ambiente natural do dente.

Por enquanto, os testes foram feitos apenas em animais de laboratório, e agora a equipe se prepara para realizar ensaios clínicos em humanos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Directed Self-Assembly of Magnetic Bioceramic Deep Inside Dentinal Tubules May Alleviate Dental Hypersensitivity
Autores: Shanmukh Peddi, Prajwal Hegde, Prannay Reddy, Anaxee Barman, Arnab Barik, Debayan Dasgupta, Ambarish Ghosh
Publicação: Advanced Science
DOI: 10.1002/advs.202507664
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Saúde Bucal

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.