07/04/2014

Não compre seu pacote de viagens enquanto estiver trabalhando

Redação do Diário da Saúde
Não compre seu pacote de viagens enquanto estiver trabalhando
Um dos fenômenos envolvidos é a "dor de pagar", a dor que você sente quando precisa pagar por alguma coisa.
[Imagem: Rice University]

Não é uma boa ideia aproveitar os últimos dias antes das férias para comprar passagens ou pacotes de viagem ainda no trabalho.

E isto não é um recado do seu chefe, e sim a conclusão de um estudo realizado pelos economistas Ajay Kalra (Universidade Rice) e Wei Zhang (Universidade do Estado de Iowa).

Usando dados de grandes sites de reservas de hotéis on-line, o estudo examinou a qualidade do hotel que os consumidores escolheram para as suas férias e, posteriormente, quão satisfeitos eles ficaram com sua estadia.

Foram identificadas três variáveis circunstanciais no momento da compra susceptíveis de influenciar tanto a escolha do hotel quanto a satisfação pós-compra: o tempo entre a compra e a chegada ao hotel, a distância entre a cidade de onde a reserva foi feita e a cidade onde o hotel está localizado e o momento da compra (horário comercial ou não comercial).

Caro e decepcionante

Os resultados mostraram que os consumidores que viajaram para mais longe e fizeram reservas durante o horário comercial foram os mais propensos a escolher hotéis de qualidade superior, mas também aqueles que se mostraram menos satisfeitos depois de sua estadia.

Mais de 35% das pessoas estudadas fizeram compras durante o horário comercial, o que talvez possa explicar grande parte das insatisfações com os hotéis.

"Nós especulamos que isto ocorre porque as pessoas estão ou mais cansadas no trabalho, tendendo a comprar itens mais caros, ou que as férias parecem mais atraentes enquanto as pessoas estão no trabalho," disse Kalra.

Dor de pagar

Mas o estudo não tem conclusões apenas do tipo "não faça"; ele também tem dicas para aproveitar melhor as férias - ainda que os motivos possam lhe fazer sentir-se um pouco enganado.

Os economistas descobriram que os consumidores que reservam e pagam antecipadamente o pacote são mais propensos a escolher hotéis de qualidade superior e ficam mais satisfeitos do que aqueles que esperam até o último minuto.

"O raciocínio, que não é originalmente nosso, é que, se você pagar antes, a 'dor de pagar' - a dor que você sente quando precisa pagar por alguma coisa - diminui com o tempo, deixando as pessoas mais felizes durante as férias," disse Kalra.

Mas cuidado, porque a "dor de pagar" também tem suas armadilhas.

Se o serviço do hotel for ruim, então a dor sentida no momento da compra provavelmente volta, tornando as pessoas menos satisfeitas com a dupla dor - da decepção com o hotel e com a dor de ver seu rico dinheirinho voando para bem longe.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Diversão

Trabalho e Emprego

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.