29/06/2021

Narcisismo é forte ingrediente da agressividade e violência

Redação do Diário da Saúde
Narcisismo é forte ingrediente da agressividade e violência
Outro estudo recente mostrou que o principal componente do narcisismo é a insegurança, não um ego inflado.
[Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay]

Narcisismo e agressão

Uma análise abrangente de 437 estudos científicos, feitos em diversas partes do mundo, forneceu as melhores evidências até o momento de que o narcisismo é um importante fator de risco para a agressão e a violência.

A conexão entre narcisismo e agressão foi encontrada para todas as dimensões do narcisismo e para uma variedade de tipos de agressão.

Os resultados foram semelhantes independentemente do sexo, idade e nacionalidade dos voluntários, e se eles eram estudantes ou adultos fora do ambiente acadêmico - a meta-análise envolveu um total de 123.043 participantes.

Além dessas conexões, uma descoberta adicional importante é que, para ter um impacto sobre a agressividade, o narcisismo não precisa estar em níveis tão altos a ponto de ser patológico. Os resultados mostraram que, mesmo quando o narcisismo estava dentro do que é considerado uma faixa normal, as pontuações mais altas dentro dessa faixa normal estavam associados à agressão.

"A ligação que encontramos entre narcisismo e agressão foi significativa - não era trivial em tamanho. As descobertas têm implicações importantes no mundo real," destacou a professora Sophie Kjaervik, da Universidade Estadual de Ohio (EUA).

Narcisismo

O narcisismo é caracterizado por um senso exagerado de convencimento e auto-importância. O principal componente do narcisismo é o "achar-se no direito", uma perspectiva avantajada do automerecimento.

O narcisismo também tem dois componentes periféricos: grandioso (aqueles com alta autoestima) e vulneráveis (aqueles com baixa autoestima). Todos esses componentes estão ligados à agressão.

Nos estudos analisados, o narcisismo mostrou-se relacionado a todas as formas de agressão medidas, incluindo física, verbal, bullying, direta ou indireta e deslocada para alvos inocentes.

"Indivíduos com alto teor de narcisismo não são particularmente exigentes quando se trata de como atacam os outros," disse Kjaervik.

De fato, os resultados mostraram que o narcisismo está ligado tanto ao cyberbullying, nos ambientes virtuais, como ao bullying nos relacionamentos reais.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The link between narcissism and aggression: A meta-analytic review
Autores: Sophie L. Kjaervik, Brad J. Bushman
Publicação: Psychological Bulletin
DOI: 10.1037/bul0000323
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Relacionamentos

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.