25/11/2013

De volta para o passado: nostalgia aumenta o otimismo

Rebecca Attwood
De volta para o passado: nostalgia aumenta o otimismo
Um outro efeito inusitado dessa emoção é que a nostalgia nos faz sentir aquecidos.
[Imagem: Wikimedia/Vassil]

Ter sentimentos nostálgicos sobre o passado aumenta nosso otimismo sobre o futuro.

Assim, a nostalgia não é simplesmente uma emoção orientada ao passado, mas possui um alcance que se estende para o futuro e, melhor do que isso, com uma perspectiva positiva.

"A nostalgia é vivida com frequência por praticamente todas as pessoas, e sabemos que ela pode manter o conforto psicológico. Por exemplo, o devaneio nostálgico pode combater a solidão.

"Queríamos dar um passo adiante e avaliar se a nostalgia pode reforçar um sentimento de otimismo sobre o futuro," explica o Dr. Tim Wildschut, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

É importante notar que a nostalgia é uma espécie de saudade melancólica, muito diferente de um sentimento depressivo em relação a um acontecimento passado.

Músicas nostálgicas

Em um dos experimentos, os pesquisadores pediram aos participantes para trazer à mente um evento nostálgico e escrever sobre ele.

O número de palavras otimistas incluídas na narrativa foi comparado com a quantidade do mesmo tipo de palavras presentes no texto elaborado por um grupo de controle, ao qual foi pedido para lembrar e escrever sobre um evento comum.

As narrativas nostálgicas continham uma proporção significativamente maior de expressões otimistas do que as histórias comuns.

Um experimento mais aprofundado se concentrou na capacidade da música para evocar a nostalgia.

Os participantes ouviram canções nostálgicas, tanto na melodia, quanto na letra, e músicas menos melancólicas, que não suscitam sentimentos de nostalgia.

Aqueles que ouviram as músicas nostálgicas relataram níveis mais elevados de otimismo do que aqueles que ouviram a música de controle.

Nostalgia como terapia

"A nostalgia eleva a autoestima, que por sua vez aumenta o otimismo," propõe o professor Wildschut. "Nossos resultados mostraram que a nostalgia tem a capacidade de facilitar a percepção de um futuro mais positivo."

"Memórias do passado podem ajudar a manter os sentimentos atuais de autoestima e podem contribuir para uma perspectiva mais otimista sobre o futuro. Nossas descobertas implicam que a nostalgia, por meio da promoção do otimismo, poderia ajudar as pessoas a lidar com as adversidades psicológicas," concluiu ele.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Memória

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.