07/10/2021

Novo exame detecta SARS-CoV-2 na saliva e indica a carga viral

Com informações da Agência Fapesp
Novo exame detecta SARS-CoV-2 na saliva e indica a carga viral
Aparelho portátil tem a mesma precisão do exame de RT-PCR, considerado padrão-ouro para o diagnóstico da covid-19, e permite analisar até 20 amostras simultaneamente.
[Imagem: UFSCar]

Luz vermelha para a covid-19

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um novo teste para detecção do SARS-CoV-2 na saliva.

O aparelho tem uma precisão equivalente à do teste de RT-PCR, mas é mais barato e pode analisar várias amostras ao mesmo tempo.

Além de detectar a presença do vírus causador da covid-19, o novo teste também indica a carga viral da pessoa infectada.

A tecnologia usada para detectar o vírus envolve um marcador com propriedade eletroquimioluminescente, ou seja, que emite luz a partir de reações eletroquímicas.

Dessa forma, na presença do material genético do patógeno, ocorre uma reação que emite luz vermelha, indicando o resultado positivo para a covid-19.

A intensidade da luz vermelha é proporcional à carga viral presente na amostra. Caso o aparelho não acenda, é sinal de que o vírus não foi detectado e, portanto, a pessoa não está infectada.

Outra inovação está no fato de o aparelho poder ser acoplado a um celular, permitindo que o processo de amostragem e testagem seja concluído sem a necessidade de um profissional especializado.

A chegada do teste ao mercado depende agora do interesse de empresas pelo licenciamento da patente e produção do aparelho em escala industrial.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Vírus

Epidemias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.