30/01/2023

Estalar o pescoço faz mal?

Com informações do Jornal da USP
O hábito de estalar o pescoço faz mal?
O risco está em forçar demais as articulações.
[Imagem: Marcos Santos/USP]

Estalar o pescoço

Algumas pessoas possuem a mania de estalar o pescoço e os dedos sempre que podem: Seja para aliviar algum desconforto ou pela sensação prazerosa.

Mas é comum ouvir que esses estalos forçados podem trazer algum problema ou que o barulho significa algo ruim.

Na verdade, há até mesmo alguns mitos, de que estalar o pescoço aumentaria o risco de AVC ou traria problemas nas articulações. Mesmo em um sentido mais geral, esse comportamento é visto como uma mania, e manias tipicamente têm uma conotação ruim.

Por que os ossos estalam?

Na verdade, o som de "crec" quando se estala o pescoço e os dedos não vem exatamente dos ossos, muito menos de uma quebra ou de qualquer dano mais grave. A hipótese científica mais aceita atualmente é a da existência de bolhas no líquido articular.

"O líquido articular, ou sinovial, é um filtrado do nosso sangue e, da mesma forma que o sangue, contém gases que estão diluídos nele, como o nitrogênio, o oxigênio e o gás carbônico. Quando a gente faz aquele movimento abrupto com a articulação, a gente cria uma pressão negativa e pode fazer com que esses gases se aglutinem e se juntem, fazendo pequenas bolhas na articulação.

"Quando elas estouram, pode ter esse ruído, tanto que, quando a gente estala uma articulação, se você tentar estalar logo em seguida, você tem que esperar uns 15 minutos para voltar lá, que é o tempo do gás novamente se dissolver no líquido," explica o professor Arnaldo Hernandez, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP.

AVCs e engrossar os dedos

Quanto aos AVCs, o professor Arnaldo explica que estalar o pescoço não é capaz de causar um derrame. Os AVCs são acidentes vasculares cerebrais, ou seja, alterações no fluxo sanguíneo cerebral responsáveis pela morte de células nervosas da região atingida. Segundo o médico, o risco mais grave de estalar o pescoço está em forçar demais para se obter o tão querido "crec".

"O grande problema é quando as pessoas tentam fazer manobras muito vigorosas, muito intensas para conseguir o estalo e, numa dessas manobras, elas podem machucar essa articulação. Na região cervical é um pouco mais preocupante, mas não causaria um acidente vascular cerebral, é muito pouco provável," afirmou.

O outro mito mais comum é que "estalar engrossa os dedos". Novamente, o único risco seria um trauma causado na hora de estalar os dedos de forma forçada, e não o ato de estalar em si: "A junta engrossar só vai acontecer se você, pela repetição daquele movimento, começar a machucar seu ligamento, começar a ter outras lesões que vão, obviamente, causando alguma cicatriz, alguma fibrose que deixa a articulação mais grossa," disse Arnaldo.

Resumindo, estalar o pescoço e os dedos não faz mal em si, mas é melhor ir devagar com sua "mania", respeitando suas articulações.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Vícios

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.