11/09/2023

O que é mais fácil de lembrar, símbolos ou palavras?

Redação do Diário da Saúde
O que é mais fácil de lembrar, símbolos ou palavras?
Símbolos tipicamente têm um significado único.
[Imagem: Gerd Altmann/Pixabay]

Memória de palavras versus memória de símbolos

A humanidade sempre gostou de símbolos, e a recente onda tecnológica trouxe suas próprias criações, do & usado nos negócios à @ usada nas mensagens ou a # usada para informar o assunto de uma mensagem.

Brady Roberts e seus colegas da Universidade de Waterloo (Canadá) queriam então comparar a facilidade de lembrança desses novos símbolos com a lembrança das palavras que tenham o mesmo significado.

Em cinco experimentos, os pesquisadores entrevistaram mais de 1.100 adultos para examinar o papel dos símbolos na memória. Os participantes viam um símbolo ou sua palavra equivalente (por exemplo, $ ou a palavra dólar) e deviam então responder quantos símbolos ou palavras conseguiam lembrar.

Em todos os experimentos, os participantes foram capazes de memorizar melhor os símbolos do que as palavras com o mesmo significado.

"Os símbolos podem ser lembrados mais facilmente porque fornecem imagens concretas a ideias abstratas," propõe Roberts. "Quando pensamos em conceitos abstratos, como o amor, pode ser difícil visualizar com clareza. Mas, com os símbolos, podemos usar uma espécie de imagem que represente o conceito - como um coração para o amor - o que torna a ideia abstrata mais concreta e, portanto, mais fácil de lembrar."

Os símbolos também podem ser mais fáceis de lembrar porque são únicos e tendem a representar um único conceito, enquanto as palavras podem ter vários significados. Considere, por exemplo o símbolo de tocar (►); ele tem apenas um significado: Iniciar uma peça de mídia. Mas sua contraparte da palavra "tocar" tem muitos outros significados e há muitos sinônimos.

Os pesquisadores esperam que seu trabalho ajude no futuro do design visual, ajudando a comunicar claramente ideias complicadas ou abstratas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Symbol superiority: Why $ is better remembered than ‘dollar’
Autores: Brady R.T. Roberts, Colin M. MacLeod, Myra A. Fernandes
Publicação: Cognition
DOI: 10.1016/j.cognition.2023.105435
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Memória

Educação

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.