30/08/2010

Obesidade entre brasileiros acende alerta vermelho, diz Ministro

Isabela Vieira - Agência Brasil

Alerta da obesidade

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que os dados sobre o crescimento da obesidade entre os brasileiros acendem um "alerta vermelho".

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que mais da metade da população brasileira está acima do peso.

O sobrepeso é maior entre os homens (50,1%) do que entre as mulheres (48%).

"Estamos em uma situação de absoluto alerta vermelho. O crescimento [da obesidade] na última década aponta para uma realidade: homens e mulheres estão acima do peso", disse o ministro.

Excesso de obesidade

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, o percentual de excesso de peso entre os homens saltou de 29,8%, em 1989, para o índice atual (50,1%). O percentual entre as mulheres, no fim da década de 80, era de 41,4%.

Nesse ritmo, Temporão estimou que em dez anos o problema no Brasil atingirá dois terços da população adulta - a mesma proporção dos Estados Unidos (63%).

"O Brasil se aproxima perigosamente do mesmo nível de excesso de peso dos Estados Unidos, o que é péssimo do ponto de vista da qualidade de vida e da perspectiva de doença e sofrimento."

O excesso de peso é considerado fator de risco para a saúde e pode acentuar problemas como hipertensão arterial, diabetes e infarto.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.