02/09/2019

Óleo de lavanda associado a crescimento anormal de seios em crianças

Redação do Diário da Saúde
Óleo de lavanda associado a crescimento anormal de seios em crianças
"Parece que os produtos de óleo essencial têm o potencial de causar o crescimento prematuro das mamas em meninas e meninos, então é melhor deixar de usá-los em crianças."
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Óleo de lavanda e hormônios

Pesquisadores estão associando a exposição ao óleo de lavanda ao crescimento anormal ou prematuro das mamas em meninas muito jovens e em meninos.

A boa notícia é que a equipe constatou que o crescimento anormal das mamas foi interrompido após a descontinuação de produtos perfumados contendo lavanda, com os efeitos sendo documentados igualmente nas meninas e nos meninos.

A razão para isso é que determinados componentes dos óleos essenciais de lavanda imitam o estrogênio - hormônio feminino - e bloqueiam a testosterona - hormônio masculino -, indicando que os óleos essenciais são a fonte do crescimento da mama observada nesses casos.

"O público deve estar ciente dessas descobertas e considerar todas as evidências antes de decidir quando usar os óleos essenciais," disse o professor Tyler Ramsey, da Universidade Campbell (EUA).

Embora o estudo tenha abrangido um número muito pequeno de crianças com o problema - ginecomastia prepubertal e telarca prematura - os pesquisadores acreditam ter dados suficientes para orientar os médicos que se depararem com essas condições em seus pacientes.

"Também é importante que os médicos estejam cientes de que os óleos de lavanda e da árvore do chá contêm produtos químicos desreguladores endócrinos e devem ser considerados na avaliação do desenvolvimento prematuro de mama em meninas e meninos, e o inchaço do tecido mamário em homens adultos.

"Parece que os produtos de óleo essencial têm o potencial de causar o crescimento prematuro das mamas em meninas e meninos, então é melhor deixar de usá-los em crianças," concluiu Ramsey.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Lavender products associated with premature thelarche and prepubertal gynecomastia: Case reports and EDC activities
Autores: J. Tyler Ramsey, Yin Li, Yukitomo Arao, Ajanta Naidu, Laurel A Coons, Alejandro Diaz, Kenneth S Korach
Publicação: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism
DOI: 10.1210/jc.2018-01880

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Família

Cuidados com a Pele

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2019 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.