30/09/2020

Oligossacarídeos do leite humano: Úteis também para adultos

Redação do Diário da Saúde
Oligossacarídeos do leite humano: Úteis também para adultos
Pesquisadora manipula o biochip no interior do qual o intestino humano é simulado.
[Imagem: Tanja Suligoj et al. - 10.3390/nu12092808]

Leite humano para adultos

Suplementos de oligossacarídeos de leite humano (OLH, ou HMO: Human Milk Oligosaccharides) - os açúcares encontrados no leite materno - podem ajudar a melhorar a saúde intestinal também dos adultos.

Usando a mais avançada tecnologia de "intestino em um chip", pesquisadores descobriram que os produtos da fermentação dos OLHs tornam o revestimento do intestino menos sujeito a "vazamentos".

Uma barreira intestinal permeável tem sido associada a diversas doenças intestinais, como doença celíaca, doença de Crohn e síndrome do intestino irritável, bem como uma série de condições que afetam o resto do corpo.

Este estudo fornece evidências científicas de que OLHs podem ser usados para desenvolver estratégias para combater essas condições e melhorar a saúde intestinal em adultos.

Oligossacarídeos do leite humano

Os OLHs (oligossacarídeos do leite humano) são açúcares não-digeríveis complexos presentes no leite materno. Eles são particularmente interessantes por causa de sua quantidade e diversidade estrutural, que estão na base de vários benefícios para a saúde dos bebês.

Eles são bem conhecidos por seu efeito prebiótico em bebês, onde servem de alimento para bactérias intestinais, especialmente bifidobactérias. O domínio dessas bactérias intestinais no intestino garante uma microbiota intestinal saudável e reduz o risco de infecções intestinais perigosas para os recém-nascidos.

Além de seu papel benéfico demonstrado na saúde infantil, um ensaio clínico mostrou agora que dois OLHs específicos [2'-O-fucosilactose (2'FL) e/ou lacto-N-neotetraose (LNnT)] são seguros e bem tolerados em adultos, funcionando como moduladores da microbiota intestinal do adulto ao induzir um aumento nas bifidobactérias.

Isso sugere que a suplementação de OLH pode ser uma estratégia valiosa para modular a saúde em adultos. No entanto, o impacto dos OLHs na função de barreira intestinal havia sido pouco estudada até agora.

Para resolver isso, uma colaboração internacional usou um biochip, chamado "Simulador do Ecossistema Microbiano Intestinal Humano", para determinar a influência dos OLHs na composição e na função da microbiota intestinal do adulto.

Intestino de verdade

Os resultados mostraram uma redução significativa na permeabilidade do intestino simulado usando OLHs fermentados, e essa redução foi acompanhada por um aumento em proteínas específicas conhecidas por ajudar a manter a integridade da barreira, das proteínas de junção e das citocinas.

Embora esses resultados sejam promissores, eles ainda precisam ser traduzidos em pesquisas em humanos, mas estudar as interações no nível celular dentro do intestino é muito difícil.

"Os OLHs estão sendo usados para melhorar a saúde dos bebês, como suplementos de leite em pó, mas este trabalho mostra a aplicação potencial para adultos, particularmente para aqueles com distúrbios ligados ao intestino solto, como a síndrome do intestino irritável," disse a professora Nathalie Juge, do Instituto Quadram (Reino Unido). "Mais pesquisas são necessárias, especialmente em pessoas com a doença que queremos tratar, mas este estudo também destaca o potencial da plataforma intestino-em-um-chip como um modelo fisiológico, baseado em biópsias humanas, para obter insights mecanicistas sobre a função da barreira intestinal."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Effects of fermented human milk oligosaccharides on gut microbiota and barrier function in adults
Autores: Tanja Suligoj, Louise Kristine Vigsnæs, Pieter Van den Abbeele, Athanasia Apostolou, Katia Karalis, George M Savva, Bruce McConnell, Nathalie Juge
Publicação: Nutrients
Vol.: 12(9), 2808
DOI: 10.3390/nu12092808
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Alimentação e Nutrição

Amamentação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.